Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5700
Document type: Dissertação
Title: Relações interorganizacionais e formas de governança praticadas nos prestadores de serviços de saúde : um estudo de caso em uma organização hospitalar privada
Author: Farias, Fatima Izabel Dornelles
Advisor: Hansen, Peter Bent
Abstract (native): O cenário econômico e social têm levado os diversos meios produtivos a uma busca constante por inovações, e a competição, antes mobilizada por empresas isoladamente, hoje assume um caráter mais sistêmico. As empresas começam a transitar em torno de outras possibilidades de organização para aumentar suas potencialidades, otimizar recursos, ganhar mercados e aprimorar suas capacidades. As redes interorganizacionais, parcerias e alianças estratégicas estão sendo formadas para atender a estas necessidades. Com os prestadores de serviços em saúde não têm sido diferente e novos arranjos produtivos estão se formando, com os mais diferentes objetivos. No entanto, é imperativo que para novas formas de relacionamento, novas estruturas de governança sejam adotadas para gerenciar as interfaces e garantir resultados superiores para os parceiros. Conhecer e compreender os fatores que afetam as relações interorganizacionais pode colaborar para que estruturas de governança adequadas sejam utilizadas buscando os resultados de um empreendimento conjunto. O objetivo deste estudo vem ao encontro destas necessidades: analisar as relações interorganizacionais e as formas de governança praticadas no ambiente hospitalar privado. O método utilizado para o alcance dos objetivos foi um estudo de caso único. Os resultados foram descritos considerando três dimensões de análise: prestação de serviços no ambiente hospitalar privado, relações interorganizacionais e formas de governança. A partir da estrutura de pesquisa montada para o estudo foi possível verificar que as relações interorganizacionais no ambiente hospitalar pesquisado são de caráter formal, prevalecendo mecanismos igualmente formais para a coordenação das atividades. A estrutura de governança mais utilizada é a chamada semi-hierarquia, mais adequada quando os riscos são altos e a competência do parceiro não pode ser generalizada.
Keywords: PARCERIAS
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
GOVERNANÇA CORPORATIVA
SERVIÇOS DE SAÚDE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: FARIAS, Fatima Izabel Dornelles. Relações interorganizacionais e formas de governança praticadas nos prestadores de serviços de saúde : um estudo de caso em uma organização hospitalar privada. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5700
Issue Date: 13-Jul-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
394485.pdfTexto Completo797.75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.