Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5698
Document type: Dissertação
Title: Avaliação do modelo cobit de governança em TI para arranjos produtivos locais : estudo de caso no setor coureiro calçadista do Vale dos Sinos
Author: Gasparote, Maurício
Advisor: Oliveira, Leonardo Rocha de
Abstract (native): O avanço tecnológico e a abertura do mercado internacional têm provocado mudanças no comportamento das organizações, impondo uma rápida e contínua adequação às novas exigências. Estabelecer uma posição competitiva é um desafio a ser enfrentado pelo setor coureiro-calçadista do Vale dos Sinos (RS), objeto deste estudo, o qual tem atuado em diversos países, exportando seus produtos e importando matérias-primas (Tabela A-1 no Anexo A). Para competir neste cenário, o setor utiliza empresas com papel de governança sobre o arranjo produtivo como um todo, as quais buscam oportunidades para aumentar a competitividade do setor. Um dos meios utilizados para obter vantagens competitivas ao setor se dá pelo uso da Tecnologia da Informação (TI), a qual tem permitido agilizar e diminuir custos nos processos operacionais, gerenciais e atividades de relacionamento entre as empresas. Em virtude da importância da TI neste contexto, há a necessidade de desenvolver mecanismos de governança para todo o setor, garantindo sua eficiência e aderência à estratégia do arranjo. Por sua relevância, a governança em TI, em especial o modelo COBIT, é ponto focal da pesquisa. Por meio de um estudo de caso com abordagem exploratório-descritivo, está sendo avaliada a aplicabilidade do modelo COBIT de governança em TI para o APL calçadista, destacando os pontos onde se pode obter maior desempenho dos processos de TI que sustentam o negócio. Entrevistas exploratórias foram executadas com profissionais que atuam neste APL e com especialistas no modelo COBIT. As análises dos resultados mostram que, a partir da compreensão de como a governança em TI é exercida, há a percepção da importância da TI e de que esta afeta o APL, contudo, seu grau de governança em TI é fraco. Com a aplicação do modelo COBIT, identificou-se os pontos onde a governança é fraca e onde há oportunidades de melhorias.Da avaliação da aplicabilidade do modelo para o APL pelos especialistas, conclui-se que o modelo é aplicável ao APL e corrobora no diagnóstico de fraquezas e oportunidades onde a TI é crítica ao negócio.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
CALÇADO - VALE DOS SINOS - PRODUÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: GASPAROTE, Maurício. Avaliação do modelo cobit de governança em TI para arranjos produtivos locais : estudo de caso no setor coureiro calçadista do Vale dos Sinos. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5698
Issue Date: 21-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
384030.pdfTexto Completo1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.