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dc.creatorBorba, Cláudia Paes-
dc.contributor.advisor1Sampaio, Claudio Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:35Z-
dc.date.available2014-09-23-
dc.date.issued2014-07-10-
dc.identifier.citationBORBA, Cláudia Paes. Proposição e teste de modelo a partir das relações entre os construtos informação de mercado, mente aberta e inovação radical. 2014. 101 f. Tese (Doutorado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5685-
dc.description.resumoA orientação estratégica de uma empresa é tema recorrente na atualidade. Diferentes orientações estratégicas regem as atividades das empresas, independentemente de porte, atividades e segmentos de atuação. Características estratégicas são relacionadas neste estudo através de um modelo proposto e testado a partir das relações entre os construtos Informação de Mercado, Mente Aberta e Inovação Radical, como objetivo principal do estudo. A partir da teoria revisada, três hipóteses foram formuladas e posteriormente testadas através de modelo construído das relações entre os construtos. O método de pesquisa baseou-se em uma pesquisa descritiva quantitativa, a partir da técnica de modelagem de equações estruturais. A coleta de dados baseou-se em dados secundários de uma amostra de 361 organizações de diferentes setores, com no mínimo 100 funcionários e distribuídas por todo o território nacional. A estrutura teórica proposta obteve bons índices de ajustamento, indicando a confirmação das hipóteses de pesquisa testadas e da validade de constructo através do modelo de medida utilizado. Os resultados do estudo demonstraram uma influência positiva e significativa entre as relações estudadas. A relação entre Mente Aberta e Informação de Mercado mostrou que com uma postura mais flexível as organizações tornam-se mais capacitadas para buscar informações de mercado. O impacto causado pela Informação de Mercado sobre a Inovação Radical mostrou ser a primeira elemento importante e essencial para que as organizações inovem radicalmente. Já a relação entre Mente Aberta e Inovação Radical evidenciou que, ao questionarem suas rotinas e crenças, as empresas quebram barreiras e paradigmas, podendo, assim, inovar radicalmente. Contribuições acadêmicas e gerenciais foram trazidas pelo estudo, além de limitações e sugestões de pesquisas futuras.por
dc.description.abstractThe strategic direction of a company is currently a recurring theme. Different strategic guidelines govern the activities of companies, regardless of size, activity, or operation segment.. Strategic features are related in this study through a model proposed and tested based on the relations between the constructs Market Information, Open-mindedness, and Radical Innovation as a primary objective of the study. From the revised theory, three hypotheses were formulated and subsequently tested through a constructed model of the relationships between constructs. The research method was based on a quantitative descriptive study using the method of structural equation modeling. Data collection was based on secondary data from a sample of 361 organizations from different sectors, with at least 100 employees, and distributed throughout the national territory. The proposed theoretical framework has achieved good indices of adjustment, indicating confirmation of the tested research hypotheses, and validity of the measuring constructs, using the measurement model. The study results showed a positive and significant influence among the studied relationships. The relationship between Open-Mindedness and Market Information showed that, with a more flexible stance, organizations become more empowered to seek market information. The relationship between Market Information and Radical Innovation revealed market information as important and essential for organizations to innovate radically. Furthermore, the relationship between Open-Mindedness and Radical Innovation showed that, by questioning their beliefs and routines, companies break barriers and paradigms, and thus can innovate radically. Academic and managerial contributions were achieved by the study, as well as limitations and suggestions for future research.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461199.pdf: 871875 bytes, checksum: 7e2ad7c2416b1cd4c2e9daff204d7479 (MD5) Previous issue date: 2014-07-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13029/461199.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpor
dc.subjectMERCADO - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpor
dc.subjectINOVAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleProposição e teste de modelo a partir das relações entre os construtos informação de mercado, mente aberta e inovação radicalpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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