Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Daniel Steinbruch-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4749647T4por
dc.contributor.advisor1Slongo, Luiz Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788229J8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:35Z-
dc.date.available2007-04-24-
dc.date.issued2006-11-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Daniel Steinbruch. Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5683-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a relação entre Orientação para Mercado e Inovação no segmento de Tecnologia da Informação em empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são descritos os conceitos de Orientação para Mercado e Inovação. A relação que caracteriza o tema deste estudo: Orientação para Mercado e seu impacto em Inovação é descrita e fundamentada. Através de uma pesquisa descritiva com 179 empresas participantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) foi possível identificar a prática e a importância de Orientação para Mercado e Inovação para este segmento, além de analisar o impacto da Orientação para Mercado em Inovação para estas empresas. Os resultados encontrados reforçam as pesquisas anteriores acerca desta relação confirmando, portanto, a vertente teórica que indica Orientação para Mercado como condutor da prática de Inovação. Destaca-se, entre as conclusões, que neste segmento existe atenção e reconhecimento de que atividades ligadas a Orientação para Mercado auxiliam na pratica de Inovação. Ainda assim, a prática de pesquisa de mercado, que é uma atividade ligada a Geração de Inteligência, poderia receber mais atenção por parte destas empresas de modo a reforçar a capacidade das mesmas na prática de Inovação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389450-2.pdf: 385747 bytes, checksum: 92dc4310383c71acd481a152cec4f64d (MD5) Previous issue date: 2006-11-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12597/389450-2.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpor
dc.subjectMERCADO - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleOrientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
389450-2.pdfTexto Completo376,71 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.