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dc.creatorBreunig, Jairo-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Leonardo Rocha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782683E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:34Z-
dc.date.available2007-08-23-
dc.date.issued2007-01-08-
dc.identifier.citationBREUNIG, Jairo. Análise das ações dos revendedores varejistas nos pontos de venda em relação à estratégia de reposicionamento da marca Havaianas. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5679-
dc.description.resumoEstratégias competitivas podem envolver diversos aspectos da empresa, desde fatores tangíveis como custos de produção a intangíveis como o valor da marca. Neste caso, estratégias de valorização da marca incluem ações do fabricante que se refletem sobre os revendedores de suas marcas, exigindo que ambas estejam em sintonia. O objetivo deste trabalho é comparar as ações realizadas pelos revendedores varejistas com a estratégia de reposicionamento da marca Havaianas, produzida pela empresa Alpargatas. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa exploratória, com a utilização de um roteiro de perguntas semi-estruturado, e analisa as ações dos revendedores do varejo calçadista do sul do Brasil. Foram entrevistados proprietários e gerentes de empresas revendedoras de produtos da marca Havaianas na região sul do Brasil. Para as entrevistas foi utilizado questionário semiestruturado com análise qualitativa para compreender as ações destes revendedores, considerando fatores que agregam valor a uma marca. A análise das ações no ponto de venda foi baseada em cinco dimensões de análise: (i) confiança na marca, (ii) satisfação dos clientes, (iii) consciência ou lembrança da marca, (iv) vínculos duradouros e (v) fidelidade ou lealdade à marca. Foi verificado que todos os revendedores estão cientes da estratégia de reposicionamento de Havaianas, mas nem todas as suas ações estão alinhadas a esta estratégia. O trabalho evidencia que a preocupação maior com o sucesso da estratégia de uma marca no ponto de vendas deve ser do proprietário da marca, principalmente quando ela divide espaço com concorrentes. Foi constatado que os varejistas que não trabalham com marcas ou produtos concorrentes têm uma preocupação maior em agregar valor à estratégia da marca Havaianas do que os demais. Também foi possível perceber que as ações dos varejistas estão mais preocupadas com sua própria estratégia de posicionamento, principalmente considerando o segmento em que atuam, do que com as estratégias de seus fornecedores ou de suas marcaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389381.pdf: 1456228 bytes, checksum: 700df3fc2741462bba8d15f2bce5212c (MD5) Previous issue date: 2007-01-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11666/389381.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE VENDASpor
dc.subjectCOMPETITIVIDADEpor
dc.subjectVENDAS - ESTRATÉGIASpor
dc.subjectVAREJO - ESTRATÉGIASpor
dc.subjectMARCASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAnálise das ações dos revendedores varejistas nos pontos de venda em relação à estratégia de reposicionamento da marca Havaianaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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