Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5632
Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do blog nas etapas do processo de gestão do conhecimento
Autor: Silva, Lúcio José da 
Primeiro orientador: Oliveira, Mírian
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar como o blog contribui nas etapas do processo de gestão do conhecimento em uma organização de educação profissional. Foram analisados quatro blogs corporativos utilizados para articular os vários grupos de educadores da organização e criar, armazenar, disseminar, utilizar e mensurar conhecimentos organizacionais relativos aos seus campos de atuação. Para atingir o objetivo foi realizado um estudo de caso múltiplo, primeiramente analisando os blogs de forma individual e após realizando uma análise comparativa. Foram analisados documentos da organização considerados pertinentes aos objetivos da pesquisa, assim como observação in loco e entrevista guiada por um roteiro semiestruturado, pelo qual foram entrevistados quatro moderadores e quinze usuários desses blogs. Os blogs foram criados na organização para explorar a inteligência coletiva da força de trabalho e aproveitar melhor as oportunidades de aprimoramento das práticas de trabalho. A pesquisa concluiu que os blogs corporativos contribuem para o processo de gestão do conhecimento quando seus moderadores se articulam com os usuários chave para produzir e compartilhar conhecimentos específicos de seu campo de ação. Os blogs que focaram o conteúdo na prática cotidiana do grupo de usuários tiveram contribuição relevante nas etapas do processo de gestão do conhecimento. Já os blogs que deixaram livre a escolha de conteúdos a compartilhar, deslizaram seu foco para conhecimentos gerais e tiveram dificuldades para atrair e fazer circular o conhecimento entre os profissionais. Aqueles blogs identificados com grupos mais coesos de usuários tiveram contribuição mais significativa nas etapas do processo de gestão do conhecimento. Por outro lado, os blogs que possuem usuários divididos em vários subgrupos tiveram mais dificuldades em encontrar os conteúdos atrativos e a participação ativa. Os moderadores de blogs que estabeleceram metas de postagem aos usuários foram mais eficazes e obtiveram maior reconhecimento dos usuários do que os moderadores que privilegiaram a contribuição exclusivamente espontânea. Os conhecimentos criados, armazenados e disseminados pelos blogs proporcionaram aos destinatários a possibilidade de utilização direta ou de adaptação às suas realidades de forma diferenciada, construindo assim, novo conhecimento em um ciclo contínuo.
Abstract: The aim of the present research was a study of how the blogs help the stages of knowledge management in an organization of professional education. Four corporate blogs built to link the various groups of educators in the organization and create, store, disseminate, use and measure organizational knowledge relating to their fields were analyzed. To achieve the goal we performed a multiple case study, first analyzing the blogs individually and after performing a comparative analysis. The documents of the organization considered relevant to the objectives of the present study were also analyzed. An in loco observation was held, and based on a semi structured script, the four areas coordinators and moderators as well as fifteen bloggers were interviewed. The blogs were created in the organization to exploit the collective intelligence of the workforce and make better use of opportunities for improvement of working practices. This research showed that corporate blogs contribute to the process of knowledge management when their moderators are articulated with key users to produce and share knowledge of their specific field. The blogs that focused on content in the daily practice of the user group had a significant contribution in the stages of knowledge management. Since blogs that have left the choice of free content to share, slipped its focus to general knowledge and struggled to attract and circulate knowledge among professionals. Those blogs identified with cohesive groups of users were most significant contribution in the stages of knowledge management. On the other hand, the blogs divided into several subgroups users had more difficulties in finding the active participation and engaging content. The moderators of blogs that have set targets of posting users were more effective and achieved greater recognition of the users of the moderators who favored the contribution purely spontaneous. The knowledge created, stored and disseminated by blogs provided recipients the possibility of direct use or adaptation to their realities differently, thus building, new knowledge in a continuous cycle.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
INTERNET NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
BLOGS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: SILVA, Lúcio José da. A contribuição do blog nas etapas do processo de gestão do conhecimento. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5632
Data de defesa: 6-Dez-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
435587.pdfTexto Completo1,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.