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dc.creatorHorta, Daniela Miranda Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778147T4por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Claudio Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:19Z-
dc.date.available2007-01-29-
dc.date.issued2006-09-15-
dc.identifier.citationHORTA, Daniela Miranda Oliveira. Orientação para o mercado, criatividade, sucesso em novos produtos : um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologia. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5627-
dc.description.resumoAs quebras de barreiras geográficas proporcionadas pelas novas tecnologias, principalmente pela internet, geram um novo cenário empresarial, que alia um ambiente extremamente competitivo a um consumidor mais exigente devido à ampla gama de informação que tem acesso. Tal fato faz com que muitas empresas de alta tecnologia atuem de forma orientada para o mercado, buscando assim agregar valor a seus produtos. Entretanto, as palavras inovação e/ou criatividade também vêm sendo proclamadas como ferramentas de diferencial estratégico, uma vez que podem ser elementos determinantes para o sucesso em novos produtos. Assim sendo, o presente trabalho visa analisar os motivos da influência entre a orientação para o mercado e a criatividade apresentada em novos produtos, tomando por base o modelo conceitual de criatividade de Im e Workman (2004). Além disso, visa analisar a relação entre o sucesso em novos produtos e a criatividade por ele apresentada. O estudo foi desenvolvido em três partes, sendo a primeira a revisão bibliográfica sobre os construtos. Na segunda parte, foi realizada uma adaptação do modelo de Im e Workman (2004), assim como foram aplicadas entrevistas em profundidade em uma empresa de alta tecnologia. Na parte final do trabalho, é realizada a análise dos resultados, comparando-os à bibliografia apresentada. Os resultados parecem indicar que uma empresa, cuja cultura seja a orientação para o mercado, tem a tendência de disponibilizar uma ampla gama de informações mercadológicas a sua equipe. Por sua vez, essa informação poderá fomentar o pensamento divergente, gerador de idéias que podem resultar na criação de novos produtos que sejam percebidos como inovadores e com significado pelos consumidores, propiciando uma vantagem competitiva, e, conseqüentemente, o sucesso desses novos produtospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386614.pdf: 811599 bytes, checksum: cf3de626af79db3c9e9550c1f5133d50 (MD5) Previous issue date: 2006-09-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16851/386614.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMERCADO - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectCRIATIVIDADE (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)por
dc.subjectINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleOrientação para o mercado, criatividade, sucesso em novos produtos : um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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