Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5609
Document type: Dissertação
Title: Uma proposta de balanced scorecard e mapa estratégico para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior privada
Author: Cassol, Maurício 
Advisor: Rodrigues, Alziro César de Morais
Abstract (native): Esta dissertação trata de uma proposta de Balanced Scorecard (BSC) para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior (IES) privada, confessional católica, sem fins lucrativos. O objetivo geral de elaborar uma proposta de BSC, ajustada à gestão estratégica da IES, partiu da identificação da missão, visão e objetivos do seu Plano Estratégico 2001-2010. Em seguida, com base nesses objetivos, foram definidas as perspectivas estratégicas de desempenho, nas quais foram classificados os objetivos, o que deu origem a uma proposta inicial de BSC composta de cinco perspectivas na seguinte ordem: 1) financeira; 2) clientes; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento; e 5) comunidade. Essa proposta inicial, através de entrevistas de profundidade, passou por um processo de validação da sua estrutura. Os entrevistados, também estabeleceram as relações de causa e efeito entre os objetivos em cada uma das perspectivas. Esse processo deu origem então, ao mapa estratégico da instituição estruturado em quatro perspectivas nesta ordem: 1) financeira; 2) clientes; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento. Dessa forma, o mapa estratégico da IES resultou da análise de documentos por parte do pesquisador agregada à visão dos entrevistados. Concluiu-se, nesta pesquisa, que o mapa estratégico proposto à IES ajuda a esclarecer a sua estratégia, mostrando com clareza a proposição de valor aos clientes, os processos internos necessários ao atendimento dessa proposição de valor e os ativos intangíveis, que são a base para a execução desses processos de forma excelente. A aplicação do mapa estratégico sob o Plano Estratégico 2001-2010 da IES, também, revelou gaps ou lacunas na estratégia da IES, que devem ser preenchidas. Assim, além de um sistema estratégico, o mapa estratégico revelou-se uma ferramenta de diagnóstico da estratégia da IES, salientando pontos falhos que devem ser revistos e melhorados.
Keywords: ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: CASSOL, Maurício. Uma proposta de balanced scorecard e mapa estratégico para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior privada. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5609
Issue Date: 11-Jan-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
344772.pdfTexto Completo1.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.