Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMello, Joel Ferrer de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1895813887296698por
dc.contributor.advisor1Perin, Marcelo Gattermann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:12Z-
dc.date.available2010-07-29-
dc.date.issued2010-06-29-
dc.identifier.citationMELLO, Joel Ferrer de. Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços em uma instituição de educação profissional. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5596-
dc.description.resumoEste estudo analisou e mapeou o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços (DNPS), identificando as variáveis que intervêm nesse processo em uma instituição de educação profissional. Para o alcance dos objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo de caso, através do qual foram coletados e analisados dados acerca do processo de DNPS. Na análise, optou-se pela utilização das etapas do processo de DNPS comuns entre os autores utilizados no referencial teórico (ATUAHENE-GIMA, 1996; BELL, 1991; COOPER; KLEINSCHMIDT, 1995; GOLISH; BESTERFIELD-SACRE; SHUMAN, 2008; GRIFFIN, 1997; GRIFFIN; HAUSER, 1996; KOTLER; ARMSTRONG, 1998, P. 217; URBAN; HAUSER, 1993). Para a identificação das variáveis intervenientes, as referências foram as principais literaturas dos principais journals sobre o assunto (LESTER, 1998; POOLTON; BARCLAY, 1998; COOPER, 1994a; COOPER, 1999; LYNN; ABEL; VALENTINE; WRIGHT, 1999; KAHN; BARCZAK; MOSS, 2006; COOPER, KLEINSCHMIDT, 2007; COOPER; EDGETT, 2008). Dessa forma, as variáveis foram agrupadas em seis dimensões relacionadas ao processo de DNPS: a apresentação de uma estratégia definida para um novo produto ou serviço; a prática da gestão de portfólio; o planejamento do processo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço; a participação efetiva do consumidor no processo; o papel das pessoas e o uso de métricas. Neste estudo, sobretudo, considerou-se o contexto em que a organização pesquisada está inserida, ou seja, o setor educacional brasileiro. Esse setor caracterizou-se como um ambiente propício para a investigação do estabelecimento das relações propostas nesta pesquisa, pois tanto a análise documental, como a de conteúdo das entrevistas proporcionaram um conjunto de achados relevantes para a maior compreensão dos principais motivos que permeiam o foco deste estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a organização possui um processo de DNPS padronizado e suas etapas ajustam-se às etapas comuns propostas pelos autores evidenciados no referencial teórico (GOLISH; BESTERFIELD-SACRE; SHUMAN, 2008), havendo algumas variações quanto às atividades a realizar em função do tipo de produto. Quanto às variáveis, foi possível identificá-las, evidenciando que as dimensões propostas intervêm no processo de DNPS da organização, em maior ou menor profundidade. Por fim, foram expostas as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados obtidos, além de suas limitações e novas possibilidades de pesquisa.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425054.pdf: 1001271 bytes, checksum: ba7dc2a0aaeb13242dfa1f6542ed5870 (MD5) Previous issue date: 2010-06-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16783/425054.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPRODUTOS - DESENVOLVIMENTOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectESTRUTURA ORGANIZACIONALpor
dc.subjectINOVAÇÃOpor
dc.subjectORGANIZAÇÕES EMPRESARIAISpor
dc.subjectCOMPETITIVIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAnálise do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços em uma instituição de educação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425054.pdfTexto Completo977,8 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.