Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5594
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelo para identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos : os casos de uma indústria automobilística e de um varejo supermercadista
Autor: Roldan, Lucas Bonacina 
Primeiro orientador: Hansen, Peter Bent
Resumo: A crescente competitividade está fazendo com que as organizações estejam em um processo de adaptação. Nesse contexto, empresas que de forma isolada possuem desvantagens e como possibilidades de enfrentamento a essas dificuldades ambientais surgem as cadeias de suprimentos. A cadeia faz com que empresas, por meio da cooperação, busquem auferir resultados que sozinhas as mesmas não conseguiriam ou teriam muita dificuldade de atingir, sendo formada por todas as organizações que interagem direta ou indiretamente desde o ponto de origem dos materiais até o ponto de consumo dos produtos finais. Devido à complexidade dessas cadeias, é fundamental entender a gestão das mesmas, e dentro da gestão das cadeias é relevante entender quais são os fatores críticos de sucesso para a gestão das mesmas. Assim, foi proposto um modelo para fatores críticos de sucesso em cadeias de suprimentos. Para testar o modelo proposto, foram utilizados dois casos diferenciados: uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística e uma do varejo supermercadista. Devido às diferenças de escopo entre as mesmas, onde a indústria está focada na produção e na tecnologia e o varejo no marketing e na distribuição, acreditava-se que existiam diferenças na forma de gerir tais cadeias. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo para análise de fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos aplicável a cadeias de diferentes características. A operacionalização do trabalho foi realizada por meio de pesquisa de natureza qualitativa, com estratégia de estudo de casos múltiplos e abordagem exploratória. A partir da literatura foram levantados fatores críticos de sucesso para a gestão das cadeias de suprimentos, sendo estes agrupados em forma de um constructo, com dimensões, categorias e fatores. Após a elaboração do modelo, foram estudados dois casos em cadeias de suprimentos distintas da região metropolitana de Porto Alegre, visando testar a aplicabilidade do mesmo. Os resultados encontrados confirmam o constructo, e mostram que a empresa-mãe da cadeia da indústria está focada em aspectos culturais, enquanto a empresa-mãe da cadeia do varejo estudada está focalizada em estruturar seu processo para reduzir custo e ter um resultado melhor. Já os fornecedores da indústria estão focalizados no desempenho, enquanto os do varejo dão maior importância a fatores da categoria cultural.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ESTUDO DE CASOS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: ROLDAN, Lucas Bonacina. Modelo para identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos : os casos de uma indústria automobilística e de um varejo supermercadista. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5594
Data de defesa: 23-Abr-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424424.pdfTexto Completo1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.