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dc.creatorArbo, Roberto Herrera-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440573E2por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Leonardo Rocha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782683E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:09Z-
dc.date.available2010-06-23-
dc.date.issued2006-08-31-
dc.identifier.citationARBO, Roberto Herrera. Estratégia de desenvolvimento de produto para empresas do arranjo produtivo local de calçados do vale do rio dos sinos : estudo de caso dos laminados sintéticos de poliuretano. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5593-
dc.description.resumoAs mudanças ocorridas no Brasil na década de 1990, particularmente as que abriram o mercado nacional para a concorrência direta de produtos importados, fizeram que a indústria coureiro-calçadista brasileira adotasse medidas de reestruturação em todas as áreas possíveis, tais como desenvolvimento de produtos, suprimentos, produção, logística, vendas e gestão. Com o crescente avanço da China e de outros países asiáticos no mercado internacional de calçados, ocupando o espaço dos produtos brasileiros, as empresas do setor vêem-se forçadas a repensar a forma como enfrentarão esta competição, inclusive dentro do próprio mercado nacional. Isso significa que as empresas da cadeia coureiro-calçadista devem adotar estratégias que permitam o desenvolvimento de produtos capazes de enfrentar essa concorrência, buscando no seu ambiente competitivo as informações para a formação do conhecimento que darão suporte às decisões estratégicas. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar as características do laminado de poliuretano (PU) que são relevantes para a formação de estratégias de desenvolvimento de produto em uma empresa de laminado sintético do setor de componentes da cadeia coureiro-calçadista. Com base nas entrevistas e nos resultados encontrados, são apontadas as características mais relevantes do produto laminado de PU e o impacto das mesmas nas estratégias da empresa consultada, onde se destacam a estética visual e a aderência, consideradas entre as mais importantes pelos clientes do produto, em contraste com a expectativa de precificação e a característica de absorção do suor esperada pelas empresas fabricantes do laminado de PU.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424299.pdf: 1235605 bytes, checksum: 19ac409dd817a3057a01fd718600b800 (MD5) Previous issue date: 2006-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16746/424299.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ESTUDO DE CASOSpor
dc.subjectPRODUTOS - DESENVOLVIMENTOpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpor
dc.subjectINDÚSTRIA DE CALÇADOS - BRASILpor
dc.subjectINDÚSTRIA - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleEstratégia de desenvolvimento de produto para empresas do arranjo produtivo local de calçados do vale do rio dos sinos : estudo de caso dos laminados sintéticos de poliuretanopor
dc.typeDissertaçãopor
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