Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5588
Document type: Dissertação
Title: Análise das relações interorganizacionais entre as transportadoras do Porto Seco Logística e Transporte de Porto Alegre
Author: Tavares, Alexandre de Souza 
Advisor: Gusmão, Sérgio Luiz Lessa de
Abstract (native): As organizações têm buscado permanentemente caminhos que lhes possibilitem aumentar sua competitividade devido às exigências do mercado. As relações interorganizacionais surgiram como alternativa bastante efetiva para auxiliá-las a fazer frente a estas exigências. Encontradas em várias áreas de negócios, seja na prestação de serviços, indústria ou no comércio, esta forma de trabalho tem trazido resultados positivos. Este tipo de estratégia vem crescendo no Rio Grande do Sul e no Brasil, sendo que no exterior já se tornou um padrão para crescimento empresarial. A avaliação de como desenvolver relações empresariais com sucesso tem sido um campo de estudo em emergência. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar as relações interorganizacionais entre transportadoras de Porto Seco Logística e Transporte de Porto Alegre. A partir da pesquisa bibliográfica e de seis entrevistas com gestores de transportadoras do Porto Seco, foram identificados 19 atributos que possibilitaram a análise das relações interorganizacionais entre as transportadoras do Porto Seco. Este trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso Único-Qualitativo- Exploratório. Os principais resultados foram: a concorrência foi um atributo plenamente encontrado entre as transportadoras do Porto Seco, fator que dificulta as relações interoganizacionais; entretanto, o compartilhamento de informações, a provisão de soluções, a produtividade, a administração e complexidade gerencial, a formulação e implementação de estratégias coletivas, pesquisa e desenvolvimento, vantagem competitiva e ganhos de escala, não existem entre as transportadoras do Porto Seco. Desde a elaboração do primeiro estatuto, da Associação do Porto Seco, há mais de vinte anos, foram encontrados parcialmente alguns aributos, como por exemplo, as relações sociais, a confiança, a integração e interação, aprendizagem organizacional, desenvolvimento interno e externo da organização e inovação, capacidade de atrair sócios e novos parceiros, redução de riscos, comprometimento e desenvolvimento cultural. Após a pesquisa ficou constatado que o relacionamento não é efetivo entre as transportadoras do Porto Seco Logística e Transporte de Porto Alegre.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS (ADMINISTRAÇÃO)
TRANSPORTADORAS
ASSOCIAÇÕES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: TAVARES, Alexandre de Souza. Análise das relações interorganizacionais entre as transportadoras do Porto Seco Logística e Transporte de Porto Alegre. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5588
Issue Date: 29-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
424146.pdfTexto Completo1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.