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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de construção e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda mão em um brechó no Rio de Janeiro : uma etnografia
Autor: Krüger, Paula Lopes 
Primeiro orientador: Perin, Marcelo Gattermann
Resumo: O tema significado cultural dos bens de consumo se estabelece na academia a partir da década de 1980, sendo constantemente abordado por autores das áreas de marketing, antropologia e sociologia. Percebendo lacunas nos estudos do significado cultural dos bens de consumo, McCracken (1986) propõe um modelo teórico, apresentando a qualidade móvel dos significados, através de uma estrutura definida, que é utilizado como ponto de partida para a realização dessa dissertação. Considerando que as roupas podem ser entendidas como um bem de consumo que expressa os significados de uma cultura, penso ser instigante entender o significado cultural do consumo das roupas de segunda mão. Desde seu início, este mercado sofre variâncias, ampliando e reduzindo seu tamanho de acordo com acontecimentos sócioculturais e econômicos das diferentes épocas, mantendo sempre relação com a caridade e os segmentos mais pobres da população. Porém, hoje, percebo que este mercado começa a penetrar nas altas sociedades, vestindo-se de novos significados, diferentes dos de sua origem. Assim, o objetivo dessa dissertação é compreender o processo de construção e de movimento dos significados culturais no consumo de roupas de segunda mão, adquiridas pelos consumidores de um brechó sofisticado na cidade do Rio de Janeiro. Como objetivos específicos, proponho: descrever o funcionamento do brechó onde são consumidas as roupas de segunda mão, descrever quem são os consumidores de roupas de segunda mão do brechó e descrever os significados culturais atribuídos ao consumo destes bens. Para alcançar estes objetivos, me posiciono epistemologicamente de forma interpretativista, elegendo a etnografia como a via adequada para a realização desta pesquisa. Os resultados deste estudo apresentam a dinâmica do processo de construção e de movimento dos significados das roupas de segunda mão, através de um processo fluído, que permite a mudança e a transformação dos significados, sendo estes compartilhados entre seus agentes constitutivos bens de consumo, consumidores/formadores de opinião, ponto de venda e contexto cultural. Além disto, como achado de campo, encontro significados atribuídos ao ponto de venda point, casa da amiga, sofisticado e melhor que loja e significados para os bens de consumo qualidade, reciclagem de marcas de griffe, estar na moda e novo.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOGRAFIA
VESTUÁRIO
CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS
CULTURA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
PSICOLOGIA SOCIAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: KRÜGER, Paula Lopes. O processo de construção e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda mão em um brechó no Rio de Janeiro : uma etnografia. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5582
Data de defesa: 15-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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