Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5574
Document type: Dissertação
Title: Aplicabilidade dos frameworks de implementação da gestão do conhecimento : estudo de caso em empresas do setor calçadista
Author: Soder, Camila
Advisor: Oliveira, Mírian
Abstract (native): Esta é uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso múltiplo, onde se realizou análise de documentos e entrevistas em profundidade, com corte transversal. Ela tem como base o estudo de seis frameworks de implementação da gestão do conhecimento, que são ferramentas que direcionam as empresas a encontrarem o melhor caminho para a solução dos seus problemas. Essa pesquisa foi aplicada em três empresas do setor calçadista. Como resultados a que a pesquisa chegou, pode-se dizer: o número de categorias com mais dificuldades apresentadas pelas empresas de grande porte foi menor, já o número de categorias com mais dificuldades apresentadas pela empresa de médio porte foi maior; as empresas de grande porte apresentaram mais facilidades em pontos relevantes, como estratégia, suporte da liderança, sistemas de informação, comunicação e estrutura; as empresas de grande porte apresentaram ambas três categorias com mais dificuldades, sendo que a empresa A apresentou mais dificuldades em capital humano, sistema de recompensas e treinamento, enquanto o caso piloto apresentou mais dificuldades em capital humano, sistema de recompensas e cultura. Ao se comparar o quadro final com o quadro dos frameworks que serviram de base para essa pesquisa, percebe-se que as empresas A, B e caso piloto não se encaixam em nenhum framework, o que permite concluir que nenhuma das empresas tem de fato a gestão do conhecimento implementada em suas empresas. Isto porque as empresas capacitadas, que seriam a empresa A e o caso piloto, ambas tiveram o número de entrevistados que apresentou facilidades igual ao número de entrevistados que apresentou dificuldades no tópico processo, que aparece em todos os frameworks, o que não permite concluir se as empresas apresentam mais facilidade ou mais dificuldade em relação a esse tópico.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
FRAMEWORK
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: SODER, Camila. Aplicabilidade dos frameworks de implementação da gestão do conhecimento : estudo de caso em empresas do setor calçadista. 2009. 189 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5574
Issue Date: 18-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
418044.pdfTexto Completo2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.