Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5572
Document type: Dissertação
Title: Fatores de competitividade e focos de inovação como condicionadores na estrutura das empresas aéreas regulares de transporte de passageiros no Brasil
Author: Boff, André Luís 
Advisor: Ferreira, Gabriela Cardozo
Abstract (native): A inovação tem sido a prática mais importante para as empresas dentro do contexto atual no que diz respeito à obtenção de certa vantagem frente às concorrentes. Dentro das empresas de transporte aéreo de passageiros regulares, não é diferente: identificar quais são os pontos onde elas podem inovar e, consequentemente, se tornarem mais competitivas dentro de um setor já extremamente competitivo, representa uma excelente fonte de informação. Através desta condição, este estudo realizou uma pesquisa qualitativa exploratória transversal, a fim de caracterizar de que forma certos focos presentes nas estruturas destas empresas acabam desenvolvendo ações conceituadas como inovadoras, conjuntamente a uma caracterização de quais são os principais fatores de competitividade presentes atualmente nestas empresas. A análise dos dados através do método de análise de conteúdo categorial verificou cada um dos três conjuntos de construtos estipulados focos de inovação, fatores de competitividade e ambiente atual onde a partir dos quais se realizou uma análise de como os construtos que os compreendem, condicionam a estrutura de uma empresa aérea regular de transporte de passageiros no Brasil.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AÉREAS
COMPETITIVIDADE
INOVAÇÃO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: BOFF, André Luís. Fatores de competitividade e focos de inovação como condicionadores na estrutura das empresas aéreas regulares de transporte de passageiros no Brasil. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5572
Issue Date: 27-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
417711.pdfTexto Completo1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.