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dc.creatorBotin, Clarissa Müller-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668662177903571por
dc.contributor.advisor1Perin, Marcelo Gattermann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:04Z-
dc.date.available2009-10-08-
dc.date.issued2009-08-13-
dc.identifier.citationBOTIN, Clarissa Müller. As relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação : um estudo de caso em uma empresa de comunicação. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571-
dc.description.resumoOs esforços para compreender a natureza de potencialidades do marketing têm aumentado nos últimos anos conforme as perspectivas das influências dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das relações entre os construtos orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação tem sido objeto de vários estudos nos últimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de negócios, como é o caso desta dissertação. Visando um aprofundamento deste tema, esta dissertação teve como objetivo principal a avaliação das relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de Análise foi a empresa Rádio Ipanema, sendo os dados coletados através de análise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organização. A análise de conteúdo das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreensão do tema. Para a relação entre orientação para mercado e orientação para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfação das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informações, a geração de inteligência, a observação da concorrência e a capacidade de aprender. Para orientação para mercado e inovação são apresentados como motivos a orientação para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional. Já para a relação entre orientação para aprendizagem e inovação estão a inteligência de mercado, valorização dos funcionários e a geração de novas idéias. Por fim, são apresentadas as implicações acadêmicas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limitações e recomendações de estudos futuros.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 417381.pdf: 2239183 bytes, checksum: 06902419f7f16c1237b1f82acef33b85 (MD5) Previous issue date: 2009-08-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16646/417381.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectMARKETINGpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpor
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpor
dc.subjectMERCADOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAs relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação : um estudo de caso em uma empresa de comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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