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Document type: Dissertação
Title: As relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação : um estudo de caso em uma empresa de comunicação
Author: Botin, Clarissa Müller 
Advisor: Perin, Marcelo Gattermann
Abstract (native): Os esforços para compreender a natureza de potencialidades do marketing têm aumentado nos últimos anos conforme as perspectivas das influências dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das relações entre os construtos orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação tem sido objeto de vários estudos nos últimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de negócios, como é o caso desta dissertação. Visando um aprofundamento deste tema, esta dissertação teve como objetivo principal a avaliação das relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de Análise foi a empresa Rádio Ipanema, sendo os dados coletados através de análise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organização. A análise de conteúdo das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreensão do tema. Para a relação entre orientação para mercado e orientação para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfação das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informações, a geração de inteligência, a observação da concorrência e a capacidade de aprender. Para orientação para mercado e inovação são apresentados como motivos a orientação para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional. Já para a relação entre orientação para aprendizagem e inovação estão a inteligência de mercado, valorização dos funcionários e a geração de novas idéias. Por fim, são apresentadas as implicações acadêmicas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limitações e recomendações de estudos futuros.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
MERCADO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: BOTIN, Clarissa Müller. As relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação : um estudo de caso em uma empresa de comunicação. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571
Issue Date: 13-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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