Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5567
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações entre os fatores críticos para a maturidade em gerenciamento de projetos e a gestão estratégica organizacional
Autor: Silva Junior, Sady Darcy da 
Primeiro orientador: Luciano, Edimara Mezzomo
Resumo: Gerenciamento de projetos e gestão estratégia organizacional tornaram-se assuntos comuns e de relevância no ambiente corporativo. Guias de melhores práticas e modelos são lançados, empresas de consultoria são contratadas visando uma efetiva utilização dos mesmos, enquanto as organizações destinam boa parte de seus orçamentos para manter este mercado ativo e crescente. Porém, pouco se fala das relações entre essas duas áreas, uma vez que normalmente este esforço de utilização se dá de forma isolada. No estudo preliminar deste trabalho, verificou-se que estas relações são um grande desafio para as organizações, uma vez que o que se busca é exatamente a sintonia entre os projetos e as estratégias organizacionais. Também se verificou um forte elo de ligação entre a estratégia e a área de gerenciamento de projetos através da maturidade em gerenciamento de projetos. No entanto, obter maturidade em gerenciamento de projetos leva tempo e tem reflexos em toda a organização, além de ser necessário decidir por uma série de ações consistentes, que podem ser caracterizadas como fatores críticos, tais como cultura e estrutura organizacional e patrocínio dos níveis estratégico e tático, dentre outros. Neste sentido, esta pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória têm como tema o gerenciamento de projetos, delimitado aos fatores críticos para a maturidade em gerenciamento de projetos, com foco na gestão estratégica organizacional. Tendo em vista a delimitação do tema e o foco apresentados, a questão de pesquisa consiste em estudar as relações entre os fatores críticos para a maturidade em gerenciamento de projetos e a gestão estratégica organizacional. Sendo assim, propor estas relações é o objetivo deste trabalho. Em relação aos procedimentos metodológicos, inicialmente foi elaborado um modelo teórico proposto, a partir de 19 fatores críticos para a maturidade em gerenciamento de projetos, identificados com base no referencial teórico. Paralelamente, foram criados roteiros semi-estruturados de entrevistas validados por especialistas, visando à aplicação destes roteiros em um estudo de caso, juntamente com a análise documental e observação direta, a fim de identificar a aplicabilidade e a contribuição das relações propostas no contexto do caso analisado. Como conclusões, verificou-se que o estudo agregou conhecimento para as áreas de gestão estratégica e gerenciamento de projetos, contribuindo efetivamente no sentido de sugerir novas formas de relações entre as mesmas, e também que a questão de pesquisa foi respondida e que os objetivos do estudo foram plenamente atingidos.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: SILVA JUNIOR, Sady Darcy da. Relações entre os fatores críticos para a maturidade em gerenciamento de projetos e a gestão estratégica organizacional. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5567
Data de defesa: 31-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413103.pdfTexto Completo2,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.