Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5566
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das práticas de governança corporativa do setor de energia elétrica brasileiro
Autor: Beys, Felipe Nemitz 
Primeiro orientador: Oliveira, Leonardo Rocha de
Resumo: A governança corporativa tem adquirido uma importância crescente, por ser bem difundida a hipótese de que as empresas que aplicam as melhores práticas e políticas de governança corporativa alteram seus modelos de gestão, sua estratégia empresarial e seu desempenho, sempre em busca do aumento do valor da empresa. Este trabalho analisa se a estrutura de governança corporativa interfere no desempenho empresarial das empresas do setor elétrico. O objetivo da dissertação foi de analisar a influência das práticas de governança corporativa executadas pelas empresas do setor de energia elétrica no Brasil, nas decisões de investimentos dos acionistas. Para isso foi analisada a percepção dos investidores sobre as práticas de governança corporativa aplicadas pelas empresas e a importância que as empresas do setor elétrico estão destacando para os investidores na elaboração das práticas de governança corporativa. Tais fatores foram levantados a partir de uma revisão de literatura sobre os conceitos, dimensões e valores da governança corporativa e os modelos aplicados no Brasil e no mundo. Também foi caracterizado o setor elétrico brasileiro, incluindo os órgãos reguladores governamentais e as características do setor. O trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa descritiva desenvolvida por meio de estudos de casos múltiplos com entrevistas a profissionais de empresas do setor elétrico e investidores. Estas entrevistas foram aplicadas de forma qualitativa e a partir de entrevista semi-estruturado. A gravação das entrevistas permitiu análises temáticas de conteúdo, buscando comparar as opiniões dos gestores e investidores no setor. Os resultados indicam que a governança corporativa não influencia na tomada de decisão de investimentos, mesmo assim, as empresas vêm se esforçando para aplicar as melhores práticas de governança corporativa, incluindo uma atenção especial aos investidores. As conclusões do trabalho apontam que, a partir da análise do setor, existe uma falta de maturidade para o monitoramento das práticas de governança corporativa aplicadas às empresas.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GOVERNANÇA CORPORATIVA
DECISÕES ADMINISTRATIVAS
COMPANHIAS ELÉTRICAS
ACIONISTAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: BEYS, Felipe Nemitz. Análise das práticas de governança corporativa do setor de energia elétrica brasileiro. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5566
Data de defesa: 30-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413012.pdfTexto Completo541,74 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.