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dc.creatorQuintana, Ronaldo Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425273P1por
dc.contributor.advisor1Becker, Grace Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:02Z-
dc.date.available2009-05-22-
dc.date.issued2009-03-31-
dc.identifier.citationQUINTANA, Ronaldo Costa. O processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais em instituição do setor público. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5561-
dc.description.resumoA evolução dos estudos sobre competências organizacionais e sua incorporação na realidade das organizações vem demandando novas reflexões acerca do tema. Neste sentido, o foco das discussões vem se transformando de uma perspectiva estática e teórica, direcionada à definição de conceitos e classificações, para uma perspectiva dinâmica e aplicada, onde o foco maior é no processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais. Visando a contribuir para o aprofundamento dessas discussões, nesta dissertação, procurou-se realizar um levantamento aprofundado acerca de diferentes frameworks existentes sobre o assunto, o qual contribuiu para a base teórica do trabalho. O objetivo principal deste trabalho foi analisar o processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais em uma instituição do setor público. Como método escolheuse o estudo de caso com abordagem exploratória e a coleta de dados realizou-se em duas etapas compostas de entrevistas, análise de documentos e observação direta. A pesquisa teve um caráter longitudinal, sendo definidos períodos de estudo seqüenciais para uma análise evolucional do desenvolvimento das competências da organização. O estudo foi realizado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, instituição pública, ligada ao Poder Judiciário brasileiro. Os resultados da pesquisa apontaram as três principais competências organizacionais da instituição, bem como demonstraram quais os elementos que às compõem ou que fazem parte do seu processo de desenvolvimento. Além disso, foi possível identificar os inter-relacionamentos entre estes elementos e as competências, o que permitiu o mapeamento detalhado de como se formaram e se desenvolveram estas competências ao longo do tempo. A partir deste mapeamento, em conjunto com a fundamentação teórica, originou-se um framework representativo do processopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412369.pdf: 943831 bytes, checksum: b3768e97bb6334c890b97438c7e5114e (MD5) Previous issue date: 2009-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16567/412369.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICApor
dc.subjectCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVApor
dc.subjectFRAMEWORKpor
dc.subjectÓRGÃOS PÚBLICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais em instituição do setor públicopor
dc.typeDissertaçãopor
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