Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/552
Tipo do documento: Tese
Título: Desenvolvimento regional e políticas sociais no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul
Autor: Rotta, Edemar 
Primeiro orientador: Reis, Carlos Nelson dos
Resumo: Esta Tese procura analisar a relação entre desenvolvimento e políticas sociais, a partir de um estudo específico do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul na década de 1990, identificando como diversas compreensões de desenvolvimento e do papel atribuído às políticas sociais podem representar a construção de alternativas diferenciadas para enfrentar os problemas vividos pelas formações sociais locais em sua articulação com a sociedade global, na tentativa de contribuir para a qualificação do debate das políticas públicas de desenvolvimento regional. O estudo inicia com uma reconstituição histórica da reflexão sobre o desenvolvimento e as políticas sociais, a partir do advento da modernidade, procurando demonstrar que a idéia de desenvolvimento nasce associada ao projeto da modernidade. Nesta perspectiva, desenvolvimento e políticas sociais são produtos da modernidade e como tais devem ser reconhecidos e analisados. Na seqüência, se faz uma abordagem das principais teorias que analisam o desenvolvimento na perspectiva do regional, buscando investigar se as mesmas são portadoras ou não de novas possibilidades de articulação entre o desenvolvimento e as políticas sociais. Analisam-se as teorias ligadas à vertente globalista e as ligadas à vertente regionalista do desenvolvimento para, depois, estender a reflexão ao processo brasileiro de debates a respeito do regional e das políticas sociais ao longo do século vinte. Para concluir o estudo, analisa-se a experiência do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul na construção de projetos de desenvolvimento e de políticas sociais, dando uma atenção privilegiada à década de 1990. Nessa análise retomam-se os Planos Plurianuais e os Balanços de Final de Gestão dos municípios pólo da região (Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa), procurando identificar as prioridades definidas e os investimentos realizados na área das políticas sociais de educação, saúde, habitação, trabalho e assistência social. Acredita-se que na esfera local seja mais factível a mediação dos conflitos e a produção dos consensos básicos que permitam avançar na realização de políticas e projetos capazes de contribuir para a produção da inovação social e para a demonstração que um outro mundo é possível
Palavras-chave: POLÍTICA SOCIAL
DESENVOLVIMENTO REGIONAL - RIO GRANDE DO SUL
POLÍTICA SOCIAL - BRASIL - REGIÃO NOROESTE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: ROTTA, Edemar. Desenvolvimento regional e políticas sociais no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. 2007. 338 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/552
Data de defesa: 9-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
388853.pdfTexto Completo2,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.