Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5424
Document type: Dissertação
Title: Estudo do polimorfismo -260C>T no promotor do gene CD14 e a expressão de mCD14 e sCD14 em pacientes sépticos e em voluntários saudáveis
Author: Aguiar, Bibiana Butkus de 
Advisor: Alho, Clarice Sampaio
Abstract (native): O CD14 é uma proteína de 53-55kD que não possui porção citoplasmática e atua como um receptor de uma ampla gama de microorganismos onde reconhece diferentes estruturas de lipopolissacarídeos (LPS). O CD14 pode ser encontrado sob duas formas: na superfície de monócitos, macrófagos e neutrófilos (mCD14 ou CD14 de membrana) ou na forma de CD14 solúvel (sCD14). Tanto o mCD14 quanto o sCD14 desempenham um importante papel na geração de uma resposta imune inata contra patógenos bacterianos. A ativação do sistema imune inato por componentes bacterianos pode ser modulada pela diferente expressão do mCD14 e variações do sCD14. Sugere-se que a expressão aumentada do CD14 pode trazer benefícios para pacientes com sepse. Um polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) de transição de uma citosina para uma timina na posição -260 na região promotora do gene CD14 foi identificado. Este SNP parece ter um papel significante na expressão do CD14. De fato, existem estudos sugerindo que homozigotos TT apresentam um aumento na densidade do mCD14 e nos níveis de sCD14 quando comparados aos indivíduos que carregam o alelo C. O objetivo deste estudo foi verificar se o polimorfismo -260C>T do promotor do gene que codifica para o CD14 interfere na sua expressão, e se se relaciona com o desfecho de sobrevida em pacientes sépticos, além de verificar se existe diferença significativa na expressão do CD14 entre indivíduos saudáveis e pacientes sépticos. Observamos que a expressão do CD14, medida pela densidade de mCD14 e níveis de sCD14, estava aumentada em pacientes sépticos quando comparados com indivíduos saudáveis e também detectamos que o genótipo TT estava associado com altos níveis de mCD14. Nós verificamos, após incubação com LPS, que existe um aumento significativo na densidade de mCD14. Esta foi a primeira vez em que pacientes sépticos foram avaliados para o polimorfismo -260C>T, expressão do CD14 e mortalidade. Entretanto, nenhuma associação estatisticamente significativa entre estas três variáveis foi encontrada. Nossos resultados estão de acordo com estudos prévios, nos quais o aumento da expressão do CD14 pode estar associado com o genótipo TT, embora isto não tenha influenciado o desfecho clínico dos pacientes sépticos.
Keywords: MEDICINA
SEPSE
INFECÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::BIOLOGIA MOLECULAR
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Citation: AGUIAR, Bibiana Butkus de. Estudo do polimorfismo -260C>T no promotor do gene CD14 e a expressão de mCD14 e sCD14 em pacientes sépticos e em voluntários saudáveis. 2006. 41 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5424
Issue Date: 14-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
386732.pdfTexto Completo390.22 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.