Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5418
Document type: Dissertação
Title: Avaliação da atividade das ectonucleotidases em resposta aos efeitos adversos causados pela exposição a 2,3,7,8- Tetraclorodibenzeno-p-dioxina (TCDD) utilizando zebrafish (Danio rerio) como modelo de estudo
Author: Azevedo, Mariana Barbieri de 
Advisor: Bogo, Maurício Reis
Abstract (native): A 2,3,7,8-tetraclorodibenzeno-p-dioxina (TCDD) é membro de um grupo de contaminantes ambientais conhecido como hidrocarboneto aromático policlorinato e pode ser formada durante o processo de branqueamento com cloro, utilizado por fábrica de celulose e papel e como um subproduto da fabricação de determinados produtos químicos. Uma vez associado a ligantes como a TCDD, o receptor de hidrocarboneto arila (AHR) é translocado para o núcleo onde irá formar um dímero com o translocador nuclear do receptor hidrocarboneto arila (ARNT). O heterodímero AHR/ARNT formado regula a expressão de uma série de genes envolvidos na resposta celular a mudanças ambientais e a condições de desenvolvimento. Entre os genes, está o que codifica para NTPDase2 (previamente conhecida como ecto-ATPase). Com isso, torna-se importante avaliar a exposição aguda (in vivo) da TCDD sobre a hidrólise de ectonucleotidases em membranas cerebrais de zebrafish. As ectonucleotidases são enzimas capazes de hidrolisar os nucleotídeos e inativar a sinalização mediada pelos nucleotídeos extracelulares. Entre as ectonucleotidases, destacam-se as NTPDases e a ecto-5 -nucleotidase. A atividade de NTPDase demonstrou que não houve diferença significativa na hidrólise de ATP e de ADP, bem como de AMP em membranas cerebrais de zebrafish. Estas descobertas parecem ser importantes para reforçar a idéia de que a indução do gene que codifica à NTPDase2 pode não ser um fator geral da toxicidade de TCDD. No entanto, mais estudos utilizando doses mais elevadas de TCDD e exposição a longo prazo são necessárias.
Keywords: BIOLOGIA CELULAR
TELEÓSTEOS
PEIXES DE ÁGUA DOCE
HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS
DIOXINAS
TOXICIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::BIOLOGIA MOLECULAR
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Citation: AZEVEDO, Mariana Barbieri de. Avaliação da atividade das ectonucleotidases em resposta aos efeitos adversos causados pela exposição a 2,3,7,8- Tetraclorodibenzeno-p-dioxina (TCDD) utilizando zebrafish (Danio rerio) como modelo de estudo. 2011. 45 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5418
Issue Date: 3-Aug-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
434409.pdfTexto Completo478.06 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.