Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5379
Document type: Dissertação
Title: Efeitos dos tratamentos com bloqueadores de canais de cálcio e resveratrol na locomoção de Drosophila melanogaster com modelo de parkinsonismo induzido por paraquat
Author: Bagatini, Pamela Brambilla 
Advisor: Xavier, Léder Leal
Abstract (native): Estudos recentes demonstram que a perda neuronal na doença de Parkinson pode estar relacionada à atividade marcapasso dos neurônios dopaminérgicos da substância nigra pars compacta, que é gerada por canais de cálcio voltagemdependentes, os quais substituem canais de sódio voltagemdependentes, nessas células, durante o envelhecimento. Além desse mecanismo, que leva ao aumento dos níveis intracelulares de cálcio, outros fatores também são implicados na morte de células dopaminérgicas observada na doença de Parkinson, como a elevada geração de espécies reativas de oxigênio. Deste modo, o tratamento com diidropiridinas, uma classe de bloqueadores de canais de cálcio, e com resveratrol, um polifenol que apresenta propriedades antioxidantes, podem representar alternativas terapêuticas para a prevenção da doença de Parkinson. Neste estudo foram testados os efeitos das diidropiridinas isradipina, nifedipina e nimodipina e do resveratrol no comportamento motor de Drosophila melanogaster . Assim como em estudos anteriores, o tratamento com paraquat foi capaz de induzir parkinsonismo, evidenciado pelos déficits motores observados nos animais. Além disso, nenhuma das drogas testadas foi capaz de prevenir os déficits locomotores induzido pelo paraquat. Ademais, os tratamentos isolados com isradipina, nifedipina, resveratrol e etanol (veículo) foram capazes de gerar diminuição da atividade motora nesses animais. Este estudo é o primeiro a demonstrar que os tratamentos com diidropiridinas e resveratrol são incapazes de reverter os déficits locomotores induzidos por paraquat em Drosophila melanogaster.
Keywords: BIOLOGIA CELULAR
BIOLOGIA MOLECULAR
DOENÇA DE PARKINSON
ANTIOXIDANTES
DIIDROPIRIDINAS
ATIVIDADES MOTORAS
MOSCA-DAS-FRUTAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Citation: BAGATINI, Pamela Brambilla. Efeitos dos tratamentos com bloqueadores de canais de cálcio e resveratrol na locomoção de Drosophila melanogaster com modelo de parkinsonismo induzido por paraquat. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5379
Issue Date: 27-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
426213.pdfTexto Completo916.67 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.