Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5303
Document type: Dissertação
Title: Um modelo de rastreabilidade entre o documento de especificação de requisitos e o modelo de casos de uso do sistema
Author: Cerri, Elisa Cerri e
Advisor: Bastos, Ricardo Melo
Abstract (native): Um produto final que represente realmente as necessidades dos usuários é, atualmente, uma busca constante das organizações de desenvolvimento de software. Um ponto crucial para o alcance deste objetivo é realizar um processo de requisitos que considere as necessidades organizacionais do início ao fim. O documento de especificação de requisitos (SRS) é utilizado para formalizar as necessidades dos clientes e o modelo de casos de uso (MCU) serve como base para o processo de desenvolvimento. Sendo assim, é importante que a SRS contenha todas as funcionalidades requisitadas pelos usuários e que o MCU represente-a fielmente, contendo todos os requisitos nela estabelecidos. Neste contexto, este trabalho apresenta um modelo de rastreabilidade entre o documento de especificação de requisitos e o modelo de casos de uso do sistema. Este modelo foi desenvolvido com base nos modelos conceituais destes artefatos e nas necessidades organizacionais, identificadas através de um estudo de caso realizado em uma organização de desenvolvimento de software. Sua principal contribuição é auxiliar a atividade de engenharia de requisitos, mantendo a integridade entre os artefatos gerados quando da mudança dos requisitos do sistema.
Keywords: INFORMÁTICA
ENGENHARIA DE REQUISITOS
SOFTWARE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informáca
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: CERRI, Elisa Cerri e. Um modelo de rastreabilidade entre o documento de especificação de requisitos e o modelo de casos de uso do sistema. 2007. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5303
Issue Date: 8-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
397346.pdfTexto Completo4.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.