Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Leticia Lopes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795769T7por
dc.contributor.advisor1Silveira, Milene Selbach-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784680D0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:49:52Z-
dc.date.available2014-05-06-
dc.date.issued2012-03-27-
dc.identifier.citationLEITE, Leticia Lopes. Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda. 2012. 117 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5188-
dc.description.resumoA disseminação da computação tem gerado uma demanda por sistemas que sejam facilmente utilizados por seus usuários. Os sistemas de ajuda apresentam-se como uma forma de prover auxílio aos usuários em momentos de dúvidas. Entretanto, com o passar dos tempos e a evolução da computação, tem-se observado um desuso destes sistemas. Observou-se, então, que é importante oferecer formas que possibilitem aos usuários se apropriar dos sistemas computacionais, e que eles sintam-se motivados a utilizá-las. Acredita-se que a colaboração entre usuários pode auxiliar na motivação destes usuários, assim como pode proporcionar o compartilhamento de experiências e informações entre os mesmos acerca dos sistemas computacionais que utilizam. Torna-se necessário, então, proporcionar um ambiente que propicie um esclarecimento de dúvidas efetivo em que as mensagens sejam entendidas pelos envolvidos no processo de comunicação. Neste sentido, a presente tese objetiva investigar formas de facilitar e motivar o esclarecimento de dúvidas em sistemas de ajuda em pares para sistemas colaborativos de ensino. Ela está alicerçada em três pilares: Engenharia Semiótica, pois se propõe que o uso de expressões de comunicabilidade auxilie na identificação e, consequentemente, na solução das dúvidas dos usuários; sistemas de ajuda, pois se considera que estes recursos são a melhor forma de se explicar ao usuário um sistema computacional; e sistemas colaborativos de ensino, pois eles proporcionam um ambiente que apóia o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo e estimulando a colaboração entre seus usuários. O resultado desta pesquisa é a proposta de uma arquitetura de sistemas de ajuda em pares que baseia sua comunicação no uso de expressões de comunicabilidade. A arquitetura foi implementada em um protótipo que possibilitou a realização de testes, permitindo verificar e analisar o uso de expressões de comunicabilidade pelos usuários destes sistemas, assim como obter informações acerca da efetividade de seu uso.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 441922.pdf: 2826793 bytes, checksum: 09ee76ea9c16cd15b09c462ecd55cee5 (MD5) Previous issue date: 2012-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16057/441922.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informácapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICApor
dc.subjectSEMIÓTICApor
dc.subjectINTERFACE COM O USUÁRIOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleColaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajudapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
441922.pdfTexto Completo2,76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.