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dc.creatorZiesemer, Angelina de Carvalho A.-
dc.contributor.advisor1Oliveira, João Batista Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782562A4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:49:47Z-
dc.date.available2012-05-31-
dc.date.issued2012-03-20-
dc.identifier.citationZIESEMER, Angelina de Carvalho A.. Recomendação de tags para mídia social colaborativa: da generalização à personalização. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5172-
dc.description.resumoSistemas de mídia social como Flickr, Youtube e Picasa tornaram-se muito populares devido ao seu ambiente para compartilhamento de imagens, vídeos e suporte à atribuição de tags, avaliações e comentários. Sistemas colaborativos possuem grandes quantidades de conteúdo provido pelos usuários, os quais fornecem informações relevantes para engines de recomendação. O uso de tags também permite a clusterização e busca de conteúdo baseado em palavras-chaves. Neste trabalho foi investigado um mecanismo para recomendar tags, desenvolvendo medidas de co-ocorrência, popularidade e relevância de tags comumente usadas em itens similares e por usuários similares. Foi desenvolvido um sistema para recomendar possíveis tags relevantes baseadas na similaridade contextual de outras tags providas pelos usuários. Para o desenvolvimento do experimento, foi utilizado um dataset do Flickr para gerar recomendações e analisar o comportamento do algoritmo e as atribuições efetuadas pelos usuários participantes. Os resultados obtidos demonstraram padrões de atribuição e desempenho de acordo com o conteúdo/contexto da imagem. Utilizando a frequência de atribuição baseada no histórico de cada perfil é sugerido um novo modelo personalizado para recomendação de tags.por
dc.description.abstractSocial media systems such as Flickr, Youtube and Picasa have become very popular as they provide a collaborative environment to share photos and videos supporting tags, ratings and comments. This kind of interaction includes a lot of content provided by users, which may bring meaningful information to recommendation systems. The aggregation of tags is also a way to cluster items and provide tag-based search content. We investigate how to support tag recommendation by ranking the co-occurrence, popularity and relevance of commonly-used tags in similar items and by similar users. We developed a tag recommendation system to recommend of possibly relevant tags. We use Flickr s dataset to analyze our algorithm s behavior and present the results provide by the experiment. A new model using personalized recommendation was developed using the experiment results and the behavior of each user.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438773.pdf: 3581155 bytes, checksum: 8bd17c869fd04adc206bbbcd32f4b1dd (MD5) Previous issue date: 2012-03-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16009/438773.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informácapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICApor
dc.subjectSISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃOpor
dc.subjectREDES SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleRecomendação de tags para mídia social colaborativa: da generalização à personalizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

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