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dc.creatorLemke, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711763Y1por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcelo Blois-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792228H1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:49:33Z-
dc.date.available2011-06-30-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationLEMKE, Ana Paula. K2 - uma arquitetura para a adaptação de agentes de software ao contexto. 2011. 197 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5136-
dc.description.resumoA tecnologia de agentes é cada vez mais citada como uma abordagem atrativa para o desenvolvimento de aplicações em ambientes pervasivos [Gun08b]. No entanto, a maioria das plataformas disponíveis apóia apenas a criação de agentes capazes de lidar com um conjunto limitado de situações (os agentes precisam ser reprogramados quando se deparam com situações não previstas). A dificuldade de produzir software para ambientes complexos como o pervasivo vem justamente do fato de o projetista não poder prever todas as circunstâncias em que a aplicação poderá ser usada, e tomar todas as decisões em tempo de projeto. Assim, é necessário desenvolver agentes que consigam aprender e se adaptar de forma a satisfazer as condições de um novo ambiente, ou de um novo contexto. Considerando essa necessidade, o objetivo desta pesquisa é propor uma arquitetura para a criação de agentes adaptativos ao contexto - a arquitetura K2. De fato, a idéia é disponibilizar uma arquitetura que permita a modificação de partes de elementos estruturais de um agente de software, adaptando o seu comportamento e estrutura de acordo com as mudanças percebidas no contexto em que o agente está inserido. Uma das características da arquitetura proposta é a separação do comportamento adaptativo do comportamento padrão do agente. Para tanto, são criados elementos chamados de adaptadores, cuja implantação é feita com programação orientada a aspectos. Para demonstrar a aplicabilidade da arquitetura desenvolvida, três exemplos de uso são apresentadospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432344.pdf: 7745788 bytes, checksum: 549c47b2ba7b1705f384c25f11f7866d (MD5) Previous issue date: 2011-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15548/432344.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informácapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICApor
dc.subjectSISTEMAS MULTIAGENTESpor
dc.subjectARQUITETURA DE COMPUTADORpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleK2 - uma arquitetura para a adaptação de agentes de software ao contextopor
dc.typeTesepor
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