Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5122
Document type: Dissertação
Title: Estrutura e características para análise de ambientes de desenvolvimento global de software em organizações offshore insourcing
Author: Pilatti, Leonardo Santa Maria 
Advisor: Audy, Jorge Luis Nicolas
Abstract (native): Os desafios que a engenharia de software tem enfrentado em termos de distribuição estão cada vez mais complexos. A crescente globalização do ambiente de negócios tem afetado diretamente o mercado de desenvolvimento de software. Em busca de vantagens competitivas, tais como baixos custos, ganho de produtividade e qualidade, as organizações optam por distribuir o processo de desenvolvimento de software em outros países com custo de produção mais baixo, como Índia, China e Brasil. Entretanto, os desafios apresentados pela distribuição da equipe envolvida no processo de desenvolvimento de software são significativos. Torna-se cada vez mais necessário organizar e estruturar os processos utilizados de modo a identificar quando uma organização está madura para trabalhar com abordagens de desenvolvimento distribuído para suprir demanda interna (offshore insourcing). Nesse contexto, identificar as características de ambientes offshore insourcing, bem como propor uma estrutura de modelo de maturidade tornam-se atividades ainda mais desafiadoras. A composição da estrutura de um modelo deve considerar fatores que devam abranger elementos organizacionais e técnicos. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar e descrever uma estrutura de modelo de maturidade e um conjunto de características associadas para a análise de ambientes de desenvolvimento global de software offshore insourcing. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e a base empírica da pesquisa envolve duas unidades de desenvolvimento de software de empresas multinacionais de grande porte localizadas no Brasil e duas unidades de desenvolvimento de software de empresas multinacionais de grande porte localizadas na Ásia (China e Cingapura). A pesquisa contribui no sentido de propor uma estrutura de modelo de maturidade, bem como identificar característica que caracterizem organizações de desenvolvimento global de software em ambientes offshore insourcing.
Keywords: ENGENHARIA DE SOFTWARE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMPETITIVIDADE
INFORMÁTICA NA EMPRESA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informáca
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: PILATTI, Leonardo Santa Maria. Estrutura e características para análise de ambientes de desenvolvimento global de software em organizações offshore insourcing. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5122
Issue Date: 30-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
382165.pdfTexto Completo843.8 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.