Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5099
Document type: Tese
Title: Padrões de evolução na prática de desenvolvimento distribuído de software em ambientes de internal offshoring : um modelo de capacidade
Author: Prikladnicki, Rafael 
Advisor: Audy, Jorge Luis Nicolas
Abstract (native): A comunidade de Engenharia de Software (ES) tem testemunhado uma mudança significativa na forma com que os projetos de software têm sido desenvolvidos nos últimos anos. As equipes vêm sendo organizadas de forma distribuída, e o termo Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) tem sido cada vez mais utilizado na indústria. Para se inserir em um ambiente distribuído, uma organização geralmente define a estratégia baseada em um modelo de negócio de DDS. No DDS em escala global os dois principais modelos são o offshore outsourcing (contratação de uma organização externa, localizada em outro país) e o internal offshoring (criação de uma unidade da própria organização, também localizada em outro país). Esta pesquisa tem por objetivo entender e identificar padrões de evolução das práticas das organizações envolvidas com o internal offshoring, contribuindo com o ainda incipiente corpo de conhecimento na área. Este entendimento também é útil para aquelas empresas iniciando operações de DDS, que poderão se beneficiar do conhecimento de práticas que foram aplicadas em outras organizações no passado. Desta forma, o resultado desta pesquisa é um modelo de capacidade que descreve padrões de evolução na prática de DDS em uma ou mais unidades (centros de desenvolvimento) no modelo de internal offshoring. O modelo está organizado em três dimensões, quais sejam: níveis de capacidade, áreas de capacidade (pessoas, projetos, portfólios e unidades) e atributos de capacidade. Para propor o modelo de capacidade optou-se por um estudo qualitativo em retrospectiva, inspirado no modelo de Yin [154] de Estudo de Caso, com a utilização de instrumentos de coleta de dados qualitativos e quantitativos.
Keywords: INFORMÁTICA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informáca
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: PRIKLADNICKI, Rafael. Padrões de evolução na prática de desenvolvimento distribuído de software em ambientes de internal offshoring : um modelo de capacidade. 2009. 237 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5099
Issue Date: 15-Dec-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
424664.pdfTexto Completo4.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.