Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5049
Document type: Dissertação
Title: Uma abordagem semi-automática para identificação de estruturas ontológicas a partir de textos na língua portuguesa do Brasil
Author: Baségio, Túlio Lima 
Advisor: Lima, Vera Lúcia Strube de
Abstract (native): Para várias áreas de aplicação, a construção semi-automática ou automática de ontologias seria extremamente útil. Abordagens semi-automáticas para a extração de ontologias a partir de textos têm sido propostas na literatura, as quais sugerem a extração de conhecimento encontrado nos textos de um domínio, com o apoio de técnicas de processamento da língua natural. Este trabalho propõe uma abordagem para suportar algumas fases do processo de aquisição de estruturas ontológicas, mais especificamente as fases de extração de conceitos e relações taxonômicas, de modo a semi-automatizar os passos da construção de ontologias a partir de textos na língua portuguesa do Brasil. O resultado obtido serve como ponto de partida ao engenheiro de ontologia. Para avaliação da abordagem proposta, foi desenvolvido um protótipo que incorpora mecanismos de importação de corpus, identificação de termos relevantes, identificação de relações taxonômicas entre esses termos e geração da estrutura ontológica em OWL. Este protótipo foi utilizado num estudo de caso sobre o domínio do Turismo, possibilitando a avaliação com relação a diferentes aspectos do processo de aquisição de conceitos e relações.
Keywords: INFORMÁTICA
WEB SEMÂNTICA
PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURAL
ONTOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informáca
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: BASÉGIO, Túlio Lima. Uma abordagem semi-automática para identificação de estruturas ontológicas a partir de textos na língua portuguesa do Brasil. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5049
Issue Date: 5-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
403014.pdfTexto Completo1.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.