Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5048
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelo de balanceamento de carga através de migração de tarefas em MPSoC's de tempo real
Autor: Aguiar, Alexandra da Costa Pinto de 
Primeiro orientador: Hessel, Fabiano Passuelo
Resumo: Sistemas embarcados, em muitos casos, utilizam mais de um processador formando arquiteturas multiprocessadas homogêneas ou heterogêneas. Sistemas multiprocessados que sejam implementados em um único chip são denominados de MPSoC s. Assim como em sistemas multiprocessados de propósito geral, a utilização de técnicas de balanceamento de carga também pode trazer benefício no âmbito dos sistemas embarcados multiprocessados, uma vez que ajudam a distribuir de forma equilibrada as tarefas do sistema entre os diversos elementos de processamento existentes. Essa distribuição justa é um aspecto chave uma vez que pontos sobrecarregados devem ser evitados por apresentar, em geral, as maiores temperaturas do chip. Pontos superaquecidos de um chip podem ter mecanismos de falha acelerados e, por esse motivo, devem ser evitados. Além disso, técnicas dinâmicas de balanceamento de carga têm a possibilidade de lidar com a dinamicidade dos sistemas embarcados atuais, tais como equipamentos multimídia, onde o próprio usuário pode acrescentar tarefas ao sistema. Assim, este trabalho tem como objetivo propor um modelo de balanceamento de carga que utilize a técnica de migração de tarefas em um MPSoC que contemple, também, tarefas de tempo real. O modelo proposto utiliza gerenciadores locais e um gerenciador global e foi implementado sobre uma plataforma MPSoC real onde teve seu funcionamento validado, verificando-se uma diminuição na perda de deadlines bem como um equilíbrio maior do sistema ao longo de seu tempo de vida.
Palavras-chave: INFORMÁTICA
MULTIPROCESSADORES
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
MIGRAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Informáca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citação: AGUIAR, Alexandra da Costa Pinto de. Modelo de balanceamento de carga através de migração de tarefas em MPSoC's de tempo real. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5048
Data de defesa: 11-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412508.pdfTexto Completo4,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.