Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4988
Document type: Dissertação
Title: A polícia na sociedade contemporânea : influência dos discursos de repressão na atividade do policial militar do Rio Grande do Sul
Author: Mombach, Patricia Ribeiro
Advisor: Lopes Junior, Aury Celso Lima
Abstract (native): Partindo da concepção de Weber sobre o uso da violência legítima pela polícia, busca-se com a presente pesquisa estudar traços do comportamento do policial militar e sua relação com a sociedade contemporânea, identificando-se alguns fatores que podem atuar em uma conduta excessivamente violenta do policial. Foi possível constatar uma dicotomia existente entre a Polícia e a Sociedade, sobretudo a polícia militar, uma vez que existe um descompasso entre o tempo social e a instituição. A sociedade atual é dinâmica, acelerada e fragmentada, enquanto que a Instituição militar é estática, desatualizada, fechada em si mesma e extremamente militarizada. Acrescenta-se a essa questão o medo e a insegurança, características da sociedade do risco, onde os discursos de repressão ganham força como verdades absolutas, fomentados pelos meios de comunicação de massa, influenciando o pensamento de todos, inclusive dos policiais, uma vez que eles também fazem parte dessa sociedade e carregam com eles traços desses movimentos quando ingressam na carreira militar. Diante desse contexto, constata-se que o comportamento do policial violento é influenciado pela pressão que sofre da sociedade e pela atuação dos discursos de repressão sobre o seu pensamento.
Keywords: POLÍCIA MILITAR - RIO GRANDE DO SUL
VIOLÊNCIA
SOCIEDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Direito
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Citation: MOMBACH, Patricia Ribeiro. A polícia na sociedade contemporânea : influência dos discursos de repressão na atividade do policial militar do Rio Grande do Sul. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Criminais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4988
Issue Date: 15-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
389269.pdfTexto Completo668.06 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.