Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/493
Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilizacion de marcos conceptuales en trabajo social: contornos del habla en el espacio participativo
Autor: Samperio, Elsa Teresa
Primeiro orientador: Cornely, Seno Antonio
Resumo: O estudo refere ao âmbito da comunicação em termos da linguagem ou fala e à participação. Origina-se a partir de uma atitude de interrogação básica sobre processos que têm lugar na prática barrial que realizam os alunos do bacharelado em Trabalho Social da Universidade Nacional de Mar del Plata como parte da sua formação. Desde o ano 1992 que participo do programa, observa-se uma necessidade de aprofundar em aspectos vinculados à fala como aspectos de significado, expressão de razões e motivos, argumentos, formas do duplo discurso, acordo intersubjetivo, pretenções de validade dos significados e outros. O contexto são os processos participativos e sua orientação, já estejam vinculadas em suas diferentes formas ao poder hegemônico ou bem proponham espaços críticos desde a construção da cidadania onde o peso está posto nos processos decisórios. Os interrogantes relacionam as formas de participação e o âmbito comunicativo em termos da linguagem. Eles dão origem a duas linhas de trabalho. Uma que desenvolve um trabalho alternativo de Batan localidade próxima a Mar del Plata. Em tal sentido se estudam estes aspectos no quadro de um programa de Trabalho Social. Por outro lado se desenvolve um estudo de fontes teóricas no caminho de abrir estes aspectos que aparecem como relevantes a considerar. É assim que se selecionam autores que tratam o tema da linguagem. Desde o âmbito da compreensão. Em especial Jurgen Habermas e Otto Apel. Desde o desenvolvimento de experiências centralizadas no modelo dialogístico Claus Offe e Safira Ammann cujos trabalhos se realizam no contexto de processos participativos. As hipóteses relacionam desde o metodológico as possibilidades da compreensão e a relevância da linguagem desde diferentes formas como diálogo, argumentação e ética do discurso. A linguagem relaciona-se com a participação e construção cidadã sobre um pressuposto baseado na pessoa e em nós. Os resultados se consideram valiosos para o Trabalho Social no desenvolvimento de processos reflexivos ao interior da participação
Palavras-chave: TRABALHO SOCIAL
COMUNICAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS
LINGUAGEM
FALA
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SAMPERIO, Elsa Teresa. Utilizacion de marcos conceptuales en trabajo social: contornos del habla en el espacio participativo. 2000. 120 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/493
Data de defesa: 12-Mai-2000
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430850.pdfTexto Completo675,02 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.