Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/489
Document type: Dissertação
Title: O serviço social no programa de residência multiprofissional em saúde : uma estratégia de consolidação do projeto ético-político profissional?
Author: Vargas, Tatiane Moreira de 
Advisor: Bellini, Maria Isabel Barros
Abstract (native): Este estudo discute as Particularidades do Serviço Social no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, em Porto Alegre, nos anos de 2009 e 2010. O objetivo desse estudo foi analisar as expressões das particularidades do Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, a fim de identificar sua inserção no cotidiano da Educação Permanente em Saúde. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, com orientação epistemológica do método dialético-crítico, a partir das seguintes categorias: totalidade, contradição e historicidade. Entre os resultados do estudo, verifica-se que na Residência Multiprofissional em Saúde podem ser encontrados os pressupostos contra-hegemônicos da Educação Permanente e da Reforma Sanitária, em relação ao projeto societário em curso. Identifica-se, na inserção do Assistente Social, um potencial para a consolidação do projeto ético-político profissional, também direcionado ao eenfrentamento do projeto societário hegemônico. Mas para isso, é fundamental ampliar a reflexão em relação ao trabalho desenvolvido nesse espaço, ouscando subsídios nos referenciais teóricos que garantam a compreensão histórico-crítica da profissão.
Keywords: EDUCAÇÃO PERMANENTE
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: VARGAS, Tatiane Moreira de. O serviço social no programa de residência multiprofissional em saúde : uma estratégia de consolidação do projeto ético-político profissional?. 2011. 33 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/489
Issue Date: 25-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430599.pdfTexto Parcial242.4 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.