Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/476
Document type: Tese
Title: Intervenção profissional e interface entre assistentes sociais e operadores de direito nos núcleos de prática jurídica
Author: Rodrigues, Maria de Sousa 
Advisor: Mendes, Jussara Maria Rosa
Abstract (native): Nesta tese, Intervenção profissional e interface entre Assistentes Sociais e Operadores de Direito nos Núcleos de Prática Jurídica, buscou-se realizar estudo sistematizado, exploratório do conhecimento e do próprio trabalho profissional, a partir de um pressuposto teórico interdisciplinar que contextualiza e dá as bases teóricometodológicas necessárias à compreensão da intervenção profissional do Assistente Social em interdisciplinaridade e interface com o Direito. Os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais, em pleno exercício da profissão nos Núcleos de Prática Jurídica (NPJ), inscritas no CRESS-20ª Região-MT, um Diretor de Faculdade de Direito, três Coordenadores de NPJ, os demais entrevistados somaram um percentual de 30% de cada categoria parceira, ou seja, nove professores de prática forense, oitenta e três acadêmicos de Direito, cinco acadêmicos de Serviço Social que estavam em estágio curricular, em 2004/1, nos NPJ da UFMT, da UNIC, da Unirondon e da Univag. O corpus da pesquisa constitui-se em entrevistas com os profissionais citados, por meio de roteiro pré-estabelecido. Os resultados revelam que a intervenção dos Assistentes Sociais nos NPJ se inscreve contraditoriamente entre o amadurecimento teórico político, a proteção e a garantia dos direitos de cidadania e o poder momentâneo de concessão preliminar do direito de acesso e gratuidade da justiça. Os entrevistados reconhecem a importância da intervenção do Assistente Social, afirmam que existe interface e interdisciplinaridade, sendo prejudicadas pela própria conjuntura e pela compartimentação de saberes. Conclui-se que o Assistente Social ocupa um lugar importante e estratégico nos NPJ e têm grandes contribuições antes da propositura de uma ação judicial, porém é uma caminhada a ser feita na adoção de medidas locais com participação de todos os parceiros envolvidos, dentro de uma situação que depende de definições de abrangência geral para a consolidação de processos transformadores, onde mudanças focalizadas, experiências pilotos localizadas podem se expandir por analogia para outras regiões.
Keywords: ASSISTENTES SOCIAIS
DIREITO
ACESSO À JUSTIÇA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: RODRIGUES, Maria de Sousa. Intervenção profissional e interface entre assistentes sociais e operadores de direito nos núcleos de prática jurídica. 2006. 192 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/476
Issue Date: 31-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
381789.pdfTexto Completo964.98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.