Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa, Newton Sérgio Piantá-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4382852H4por
dc.contributor.advisor1Sobottka, Emil Albert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798749U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:19Z-
dc.date.available2014-12-02-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4739-
dc.description.resumoTendo em vista a complexa configuração de agentes sociais que, direta ou indiretamente, compõem o Instituto dos Estágios não obrigatórios no Estado do Rio Grande do Sul, a qual envolve estudantes, empresas, instituições de ensino e agentes de integração de estágios, a presente dissertação, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e tendo como base a Teoria Sociológica de Pierre Bourdieu, possui como objetivo central examinar a dinâmica social que sustenta o programa, sobremodo quanto à forma de organização e à influência que os diversos agentes de integração de estágios exercem sobre ele. Considerando, ainda, as alterações trazidas pela última legislação aos estágios não obrigatórios, a qual procurava resgatar seus propósitos pedagógicos e humanizar as relações entre estagiários e empresas, o segundo foco deste estudo recai sobre as possíveis consequências advindas desta legislação para o programa.por
dc.description.abstractHaving in view the complex configuration of the social agents that, either direct or indirectly, make up the non-mandatory Institution of the On-the job-trainings in the State of Rio Grande do Sul, which involves students, companies, schools, and on-the-job training integration agents, this dissertation, by means of an exploratory qualitative researching, based on the Sociological Theory of Pierre Bourdieu, has the central target of examining the social dynamics that supports the program, mainly considering the way of organization and the influence that the several on-the-job-training agents exert on it. Considering, furthermore, the changes caused by the recent legislation on the non-mandatory on-the-job training, which has tried to bring back its pedagogical purposes and to humanize the relations between trainees and firms, the second focusing of this paper approaches the possible consequences resulting from such legislation for the program.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 463169.pdf: 1702873 bytes, checksum: 3dd01910cfcd7650664bb8bb281bb6db (MD5) Previous issue date: 2014-09-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15365/463169.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBOURDIEU, PIERRE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectESTÁGIO CURRICULARpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - ESTÁGIOSpor
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectMERCADO DE TRABALHO - BRASILpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO instituto do estágio de caráter não obrigatório sob a ótica da teoria de Pierre Bordieu : um campo de luta para além do fazer e o saberpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
463169.pdfTexto Completo1,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.