Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/473
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Serviço Social nas residências multiprofissionais em saúde na atenção básica : formação para a integralidade?
Autor: Closs, Thaísa Teixeira 
Primeiro orientador: Prates, Jane Cruz
Resumo: A inserção do Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde na Atenção Básica, frente ao desafio de materialização da integralidade, é a temática central da presente dissertação A discussão teórica realizada nos capítulos aborda inicialmente as interfaces entre trabalho, educação e saúde, problematizando a importância das politicas de qualificação de trabalhadores para atuação no SUS. Discutimos a trajetória de regulamentação da Residência e as potencialidades dessa formação, tendo como eixos de reflexão a categoria trabalho e as diretrizes legais que a norteiam. Após, abordamos a inserção do Serviço Social no campo da saúde, com ênfase na atenção básica. São problematizadas as tendências de inserção profissional nesse nível do SUS e as possibilidades para a formação e o trabalho voltados para a afirmação da integralidade. A pesquisa realizada foi do tipo quanti-qualitativa, embasada no método dialético-crítico. Ocorreu junto a 2 programas de Residência Multiprofissional no município de Porto Alegre/RS e teve como sujeitos 23 assistentes sociais, abordados através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Dentre os principais resultados da pesquisa, identificamos que os processos de trabalho/ensino nas Residências possuem características que favorecem o trabalho em saúde pautado na interdisciplinaridade e na integralidade. A participação do Serviço Social nas equipes ocorre através de diferentes ações em saúde, com destaque para as abordagens relativas ao controle social/mobilização comunitária e à saúde da família. No que tange à integralidade, esta diretriz do SUS é apreendida pelos assistentes sociais através do conceito ampliado de saúde e do estabelecimento de mediações entre saúde e totalidade social. As contribuições do trabalho dos assistentes sociais para a integralidade estão associadas às particularidades dos saberes e ações profissionais, tal como a apreensão das necessidades de saúde através da experiência social dos sujeitos e da centralidade da afirmação de direitos nas abordagens assistenciais. As contribuições da Residência para a construção da integralidade estão associadas à aprendizagem através do trabalho, enriquecida pela pertença a uma equipe multiprofissional, tendo como baliza pedagógica as diretrizes do SUS. Essa formação possibilita a qualificação do trabalho dos assistentes sociais para a atuação no SUS e em outros espaços sócio-ocupacionais, pois oferece aportes para o trabalho interdisciplinar e para o desenvolvimento de ações assistenciais com diferentes enfoques.
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
ASSISTÊNCIA SOCIAL
INTERNATO E RESIDÊNCIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: CLOSS, Thaísa Teixeira. O Serviço Social nas residências multiprofissionais em saúde na atenção básica : formação para a integralidade?. 2010. 228 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/473
Data de defesa: 3-Set-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
426179.pdfTexto Completo1,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.