Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/471
Tipo do documento: Dissertação
Título: O convívio social em espaços coletivos : motivações e significados na vida cotidiana do idoso
Autor: Santos, Potira dos 
Primeiro orientador: Prates, Jane Cruz
Resumo: Este trabalho tem como tema a relevância do convívio social no cotidiano do idoso inserido em espaços coletivos no município de Porto Alegre/RS. Buscamos investigar as diferentes alternativas de convívio social acessíveis ao idoso morador da cidade de Porto Alegre/RS, especificamente em espaços coletivos que se direcionam à terceira idade, ou seja, a parcela da população com idade igual ou superior a 60 anos de idade. O objetivo central que orientou o estudo foi conhecer as reais contribuições e significados do convívio social em espaços coletivos na vida cotidiana dos idosos, a fim de contribuir com o processo de autonomia, emancipação e fortalecimento dos mesmos. O presente estudo foi realizado tendo como base o paradigma dialético crítico, fundamentado pelo materialismo histórico. Além das categorias do Método, é fundamental destacarmos as categorias explicativas da realidade com as quais trabalhamos durante todo o processo de construção da dissertação. A categoria central do trabalho é o processo de envelhecimento e suas implicações no cotidiano da população idosa. O convívio social é parte estruturante da presente dissertação, pois, ao longo dessa produção procuramos desmistificar a banalização existente em relação ao convívio, sendo que pouco se discute sobre sua relevância, exatamente por se pensar que o convívio é algo natural da vida cotidiana, embora este seja um direito garantido pela Constituição Federal do Brasil. Por último, destacamos a categoria qualidade de vida que perpassa todo o trabalho, buscando dar visibilidade a relação entre convívio e qualidade de vida, com destaque para os resultados do primeiro sobre o último. Os resultados obtidos através desse estudo confirmam a relevância de espaços de convivência destinados à população idosa e refletem a necessidade de criação de diferentes espaços grupais e de convívio no município de Porto Alegre/RS, especialmente com o apoio de recursos públicos para viabilizar o acesso de idosos mais pobres. Constatamos através das falas dos sujeitos, a importância que o convívio e a participação exerce em suas vidas, resultando em uma melhora significativa na qualidade de vida dos mesmos e na forma como enfrentam as adversidades que o processo de envelhecimento pode gerar.
Palavras-chave: GERONTOLOGIA SOCIAL
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
QUALIDADE DE VIDA
INTEGRAÇÃO SOCIAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SANTOS, Potira dos. O convívio social em espaços coletivos : motivações e significados na vida cotidiana do idoso. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/471
Data de defesa: 19-Jan-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425332.pdfTexto Completo722,34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.