Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4701
Document type: Dissertação
Title: Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006
Author: Florentino, José Augusto Ayres 
Advisor: Rodrigues, Léo Peixoto
Abstract (native): Na realização de estudos sobre os meninos e meninas em situação de rua, observa-se uma dimensão recursiva, de circularidade operativa do fenômeno manifestada na tríade: situaçãode- rua/retirada-da-rua/retorno-à-situação-de-rua. Para compreender esta configuração, buscou-se nesta pesquisa, realizar um esforço reflexivo sobre a aplicabilidade da teoria sistêmica de Niklas Luhmann, na análise das políticas sociais dirigidas a esta população no município de Porto Alegre. O estudo de tipo exploratório abordagem qualitativa, busca identificar, destacar e fundamentar por meio de uma revisão teórico-epistemológica, os principais aspectos referentes ao desenvolvimento da Ciência aplicados às políticas sociais que lidam com o fenômeno da rualização. O presente trabalho pode ser visto como uma proposição heurística e metodológica para o exame e análise de políticas sociais. Um dos principais achados desta dissertação foram a linearidade dos projetos sociais no que tange a sua proposta metodológica e a falta de um referencial teórico que contemple a complexidade da reincidência dos meninos e meninas às ruas no contexto da rualização como fenômeno social contemporâneo. A pesquisa, realizada a partir dos principais conceitos da teoria de sistemas de Luhmann permitiu ensaiar contribuições para a observação deste fenômeno a partir de elementos complexos. Com base no esforço reflexivo, foi possível a elaboração de um tipo ideal de políticas sociais com o propósito de auxiliar o desenvolvimento de políticas mais eficientes para a abordagem das crianças e adolescentes em situação de rua.
Keywords: POLÍTICA SOCIAL
LUHMANN, NIKLAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
POPULAÇÃO DE RUA
COMPLEXIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: FLORENTINO, José Augusto Ayres. Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006. 2006. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4701
Issue Date: 4-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
387472.pdfTexto Completo971.42 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.