Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686
Document type: Dissertação
Title: Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
Author: Mendes, Fernanda Brasil 
Advisor: Ribeiro, Fernanda Bittencourt
Abstract (native): A presente dissertação é um estudo de caso. Com este, busco identificar e analisar formas de participação e sociabilidade de jovens integrantes de um grêmio estudantil de uma grande cidade. Tenho como objetivo demonstrar quem são esses jovens que valorizam o ingresso em uma organização política dentro do ambiente escolar e qual o significado que atribuem a essa participação. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: quais ideias e valores fundamentais que constituem o discurso dos membros da direção do grêmio sobre si mesmos? Que sentido atribuem à participação no movimento estudantil e como se dá esta participação no cotidiano? Como classificam estudantes que não participam do grêmio e que estratégias de aproximação são utilizadas? O trabalho de campo foi realizado no grêmio estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Parobé, localizado na cidade de Porto Alegre, no período compreendido entre maio de 2009 e dezembro de 2010. Primeiramente, foram realizadas observações e entrevistas com os dirigentes do grêmio e alguns frequentadores.Num segundo momento, foram realizadas entrevistas a partir de perguntas semiestruturadas com jovens que não participam da agremiação. Abordo nesta pesquisa as relações entre a direção do grêmio e os demais jovens da escola que caracterizo como frequentadores do GEPA, voluntários, chapas de oposição e não frequentadores. Concluo que a convivência nesse espaço contribui para a aprendizagem de formas mais cooperativas de comportamento, desenvolvendo sentimentos de responsabilidade e compromisso. Apesar do empenho dos dirigentes dessa agremiação em tentar romper com as imagens estereotipadas de jovens alienados e egoístas, minha pesquisa demonstra que suas outras ocupações e obrigações em muito dificultam a continuidade do engajamento no grêmio estudantil e a participação fica subordinada à vida profissional.
Keywords: SOCIALIZAÇÃO
JUVENTUDE
IDENTIDADE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: MENDES, Fernanda Brasil. Um "grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686
Issue Date: 7-Apr-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431592.pdfTexto Completo602.77 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.