Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4678
Document type: Dissertação
Title: A questão social da reciclagem : um estudo sobre reflexividade, desigualdade e articulação de redes sociopolíticas no Rio Grande do Sul
Author: Oliveira, Cristiano Benites 
Advisor: Sobottka, Emil Albert
Abstract (native): O presente estudo visa interpretar, de forma reflexiva, os sentidos e os quadros interpretativos provenientes das experiências e das expectativas de catadores membros do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Rio Grande do Sul (MNCR/RS) em um contexto repleto de organizações e instituições, tal como o que configura a reciclagem de materiais. Para a interpretação deste contexto marcado por desigualdades sociais, políticas e econômicas é utilizado o conceito de questão social da reciclagem como uma importante expressão da ideia de questão social enquanto processo de desnaturalização dessas desigualdades. Esta ideia é empregada como um modo de abordagem das condições nas quais os catadores encontram-se há décadas submetidos. Tais condições estão, entretanto, recobertas por um alto grau de opacidade em função dos sentidos que conformam as percepções vigentes sobre a reciclagem no Brasil dos dias de hoje. Estas percepções advêm de relações e processos sociais marcados pela desigualdade, os quais reforçam formas dominantes de encaminhamento da problemática social dos catadores. Todavia, esses atores ao interpretarem reflexivamente a sua própria questão social criam as condições sociais, políticas e econômicas para que se estabeleçam novas formas de interpretação e de encaminhamento da questão social da reciclagem pautadas por sentidos advindos de experiências e das expectativas de conquista de direitos, protagonismo, solidariedade política e fortalecimento da identidade coletiva de catador de materiais recicláveis. A metodologia utilizada para a interpretação dessas relações e processos sociais pautou-se pela perspectiva reflexiva e cooperativa como forma de obtenção de uma hermenêutica de segunda ordem ou de uma infra-reflexividade que pudesse colocar em foco as relações de pesquisa bem como os processos de compartilhamento de sentidos entre atores e pesquisador.
Keywords: MOVIMENTOS SOCIAIS - RIO GRANDE DO SUL
DESIGUALDADE SOCIAL
RECICLAGEM
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: OLIVEIRA, Cristiano Benites. A questão social da reciclagem : um estudo sobre reflexividade, desigualdade e articulação de redes sociopolíticas no Rio Grande do Sul. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4678
Issue Date: 13-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
427440.pdfTexto Completo1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.