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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4673
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | "Mais um dia no sistema" : código de conduta próprio e normas institucionais no cotidiano de adolescentes privados de liberdade |
Autor: | Cordeiro, Jair Silveira |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Fernanda Bittencourt |
Resumo: | Este estudo aborda as interações cotidianas de um grupo de adolescentes privados de liberdade numa unidade de internação da Fundação Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASERS). Este trabalho tem como objetivos analisar: o código de conduta e honra criado e acionado pelos adolescentes durante o período de internação; as formas de interação entre os adolescentes e os monitores no interior da unidade e as posições ocupadas pelos adolescentes no grupo de internos durante a privação de liberdade. Para tanto, num primeiro momento reconstruí, sinteticamente, a história das políticas de atenção as crianças e aos adolescentes no Brasil e no Rio Grande do Sul ressaltando o aspecto jurídico e a criação das instituições que executam o atendimento a esta população. A partir da etnografia realizada no interior de uma unidade de internação da FASERS mergulho no cotidiano dos adolescentes privados de liberdade e identifico manifestações de um código de conduta e honra que auxilia os adolescentes na organização das suas vidas no interior da unidade. Constato que o recebimento das visitas é o evento social institucional balizador da constituição do código de conduta que permeia diversos aspectos e diferentes momentos do dia a dia destes adolescentes. Em relação às interações entre os adolescentes e os monitores coloco em evidência o fato de que os dois grupos de agentes se relacionam com base no código de honra e nas normas institucionais. Contudo, a intensidade do convívio e a necessidade de satisfação de seus interesses específicos tornam o cotidiano da internação um espaço de intensa negociação e de construção de acordos e combinações. Além disso, foi possível concluir que a confiança entre os internos, os laços de reciprocidade e as afinidades na realização de algumas atividades cotidianas agregam os internos. Deste modo, a ocupação das posições no grupo depende da capacidade de agência e do campo de possibilidade de ação que cada um constrói para atuar como líder, empilhado, humilde ou prestativo. Por fim, o estudo possibilitou compreender que os internos vivenciam o cotidiano institucional a partir de quatro dimensões: o código de conduta e honra por eles constituído; o cumprimento das regras institucionais; as interações estabelecidas com os monitores que representam a instituição e também a ocupação das posições de atuação no interior da unidade. |
Palavras-chave: | CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIALIZAÇÃO ADOLESCENTES INSTITUIÇÕES - NORMAS ESPAÇO E TEMPO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | CORDEIRO, Jair Silveira. "Mais um dia no sistema" : código de conduta próprio e normas institucionais no cotidiano de adolescentes privados de liberdade. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4673 |
Data de defesa: | 20-Mai-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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