Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4671
Document type: Dissertação
Title: Atores e redes : análise da formulação de política pública para a silvicultura na metade sul do Rio Grande do Sul
Author: Senger, Jean 
Advisor: Santos Filho, Hermilio Pereira dos
Abstract (native): O objetivo deste trabalho foi verificar se, no processo de elaboração de uma política pública, voltada para desenvolver a Metade Sul do Rio Grande do Sul, estaria ocorrendo uma formação de rede de política pública. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre alguns temas, como Estado, políticas públicas, formação e natureza de redes, relacionados com o desenvolvimento de regiões empobrecidas, globalização, aspectos locais e transformações organizacionais. Os aspectos teóricos encontrados guiaram o decorrer da pesquisa empírica. Após a verificação de que o empobrecimento da Metade Sul cresceu de forma conjunta com sua representação política, foi feito um recorte nos projetos de silvicultura que iniciaram sua implementação em 2003, nesta região. A etapa empírica foi realizada, por meio de entrevistas e coleta de informações em algumas entidades públicas e privadas, diretamente envolvidas, sempre com pessoas de responsabilidade técnica e que participaram da formulação desta política. Foi constatada a criação de uma rede de política pública, com grande interação entre a maioria dos participantes, atuando de forma descentralizada, com contribuições específicas de cada ator e visando ao estabelecer condições mais estáveis para a efetivação do projeto, além de desenvolver o setor e a região. A elaboração desta política é um esforço do Estado em dinamizar sua economia e, assim, também legitimar-se democraticamente. Em virtude do atual fenômeno de globalização, a dinâmica competitiva do mercado foi um fator importantíssimo ao longo do projeto, e o Estado não se apresentou de forma exclusiva, mas, sim, em cooperação com outros agentes não estatais, na busca de melhor eficiência nesta ação de desenvolvimento.
Keywords: CIÊNCIAS SOCIAIS
ESTADO E SOCIEDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS
SILVICULTURA
ECONOMIA REGIONAL
DESENVOLVIMENTO REGIONAL - RIO GRANDE DO SUL
REDES SOCIAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: SENGER, Jean. Atores e redes : análise da formulação de política pública para a silvicultura na metade sul do Rio Grande do Sul. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4671
Issue Date: 22-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
424195.pdfTexto Completo297.11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.