Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/467
Tipo do documento: Dissertação
Título: Serviço social na empresa : requisições para o trabalho profissional
Autor: Weizenmann, Martha Helena 
Primeiro orientador: Mendes, Jussara Maria Rosa
Resumo: O trabalho do assistente social no contexto empresarial serviu de mote para a realização desta dissertação, que teve como finalidade analisar quais são as requisições para o trabalho dos assistentes sociais que atuam no âmbito empresarial decorrentes das transformações societárias, a fim de contribuir para a ampliação do conhecimento acerca das particularidades e exigências para este espaço sócio-ocupacional. Para tanto, empreendeu-se a revisão teórica sobre as transformações societárias, principalmente relacionadas às mudanças nos padrões de gestão e organização do trabalho, bem como sobre a trajetória sócio-histórica de inserção do Serviço Social na empresas. Dessa forma, tendo como referência o materialismo histórico, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, a partir de um estudo multicaso, onde foram selecionadas três organizações empresariais do Estado do Rio Grande do Sul uma de economia mista e duas privadas e que tenham, historicamente, contado com o trabalho de assistentes sociais junto à empresa. Assim, como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com uma assistente social de cada empresa e com os respectivos Diretores de Recursos Humanos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e confirmam a hipótese de que as transformações societárias que surgem com o capitalismo têm rebatimentos diretos nas demandas e requisições que se apresentam para o Serviço Social no contexto empresarial e acabam tensionando a ação profissional para um redimensionamento de competências compatível com o tempo presente. Entre rupturas e continuidades do trabalho profissional, o discurso gerencial é claro na definição de como o profissional deve agir e quais as habilidades que ele deve ter para corresponder às expectativas institucionais. Assim, a interlocução entre a realidade social e institucional e o compromisso com o projeto ético-político profissional permite abrir novos horizontes e criar estratégias que não diluam as particularidades profissionais, mas que contribuam para a ampliação dos espaços sócio-ocupacionais e a inserção qualificada de profissionais nesses espaços.
Palavras-chave: EMPRESAS - SERVIÇO SOCIAL
ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: WEIZENMANN, Martha Helena. Serviço social na empresa : requisições para o trabalho profissional. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/467
Data de defesa: 31-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423953.pdfTexto Completo715,75 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.