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dc.creatorPetró, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232725J6por
dc.contributor.advisor1Sobottka, Emil Albert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798749U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:45:59Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.citationPETRÓ, Vanessa. Cidadania, emancipação e imaginário social : um estudo sobre as políticas sociais para a alfabetização de jovens e adultos. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4661-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como finalidade analisar as políticas sociais para a alfabetização de jovens e adultos sob o prisma de uma tríade conceitual composta por cidadania, emancipação e imaginário social. A discussão é pautada a partir das dimensões do conceito de cidadania trabalhadas por Marshall (1967) e do papel que a educação assume no acesso à cidadania e à emancipação. Partindo da concepção de cidadania desenvolvida por Marshall, problematizamos a questão tendo em vista a realidade brasileira em que os analfabetos se encontram em condições de subcidadania (SOUZA, 2003). Procuramos identificar como as políticas para a área são capazes de interferir no acesso à cidadania dos envolvidos, construindo uma nova forma de inserção social ou atuando de maneira a desenvolver mecanismos de invisibilidade da desigualdade e da condição de subcidadãos. A pesquisa é realizada sobre o Programa Brasil Alfabetizado, através de dois de seus convênios: com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e com a Central Única dos Trabalhadores. A investigação ocorre a partir de dois enfoques. Em um primeiro momento nos atemos à forma de organização da política social, dando destaque a sua implementação e investigando seus objetivos. Em seguida, articulamos a essa etapa da pesquisa a perspectiva dos educandos, dando atenção as suas trajetórias de vida, aos seus objetivos e às transformações ocorridas após a participação no programa. A partir disso, é possível identificar os novos contornos que a política social assume nas suas diferentes etapas e conforme a instituição conveniada. Identificamos que a participação nas políticas sociais para essa área está atrela ao anseio por reconhecimento social e para a reconstrução da identidade. No que tange à emancipação, as ações ainda enfrentam desafios, pois mesmo havendo alterações nas condições de cidadania isso não garante emancipação no sentido de recriar a realidade, buscando alternativas à situação em que se encontram.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:45:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 414392.pdf: 778445 bytes, checksum: 1212dec1430273f676940747bb0b2498 (MD5) Previous issue date: 2009-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15123/414392.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPOLÍTICAS SOCIAISpor
dc.subjectEDUCAÇÃO E CIDADANIApor
dc.subjectALFABETIZAÇÃO (ADULTOS)por
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleCidadania, emancipação e imaginário social : um estudo sobre as políticas sociais para a alfabetização de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
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