Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/465
Document type: Dissertação
Title: O olhar da escola sobre o fenômeno da violência doméstica : estudo junto às escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, RS
Author: Oliveira, Sirlei de 
Advisor: Kern, Francisco Arseli
Abstract (native): O presente trabalho aborda a temática da violência doméstica contra a criança e o adolescente percebida pelos profissionais de duas escolas da rede pública municipal do Município de São Leopoldo, RS, no período de 2008 a 2009 e teve como sujeitos professores, supervisores, diretores, zelador e secretário de escola, das escolas pesquisadas. O objetivo do estudo se propõe a analisar como as escolas municipais trabalham a questão da identificação, prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a criança e adolescente, com o propósito de subsidiar estratégias para o combate deste fenômeno ou para o aprimoramento de iniciativas que já tenham sido adotadas. O estudo tem como referência o problema de pesquisa formulado a partir das inquietações aliadas a sede do saber que questiona: Quais são os mecanismos de enfrentamento que as escolas da rede pública municipal de São Leopoldo adotam com relação à VDCA? Para melhor respondê-lo foi desdobrado nas seguintes questões norteadoras: Como a escola compreende a violência doméstica?; Quais os referenciais que subsidiam as avaliações e as ações realizadas para identificar e enfrentar essa problemática?; Quais os procedimentos adotados para a prevenção, identificação e enfrentamento a violência doméstica no âmbito escolar?; Que interfaces a escola realiza para efetivar essas avaliações e intervenções?; Como os profissionais são capacitados para identificar e enfrentar a problemática? Para o processo de investigação, foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa com amostragem intencional. Os principais resultados encontrados neste estudo são: os profissionais da educação conseguem identificar quando uma criança e/ou adolescente sofre VDCA, pelo comportamento apresentado e os sinais físicos; a escola não está articulada com a rede de atendimento a criança e/ou adolescente, embora revele sentir-se parte da rede, na prática cotidiana não trabalha com a rede. Desvelaram-se também nesse estudo, cargas horárias excessivas desses profissionais, salários que não satisfazem as necessidades básicas e, consequentemente o adoecimento emocional destes profissionais. Os profissionais da educação não recebem capacitações para trabalhar de forma competente as questões que envolvem a violência contra a criança e o adolescente. Os limites evidenciados na pesquisa servem de reflexão para aqueles que desejam enfrentar os desafios e com eles buscar as possibilidades de melhorar a qualidade de atendimento a crianças e adolescentes violentados.
Keywords: SERVIÇO SOCIAL
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
VIOLÊNCIA - CRIANÇAS
VIOLÊNCIA - ADOLESCENTES
VIOLÊNCIA - VÍTIMAS
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: OLIVEIRA, Sirlei de. O olhar da escola sobre o fenômeno da violência doméstica : estudo junto às escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, RS. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/465
Issue Date: 25-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
423651.pdfTexto Completo1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.