Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Dulce Maria Feijó-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221148T2por
dc.contributor.advisor1Jungblut, Airton Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:45:53Z-
dc.date.available2008-04-23-
dc.date.issued2008-03-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Dulce Maria Feijó. Mude ou desapareça : estudo etnográfico sobre empresas em transformação. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4641-
dc.description.resumoAs práticas e os discursos relacionados ao capital humano têm obtido cada vez mais força e legitimidade no mundo empresarial. Pessoas são o nosso patrimônio é um imperativo que faz parte do discurso daquelas organizações que desejam manter-se no mercado, competindo entre as melhores. Esse estudo, focado em empresas que passam por processos de transformação dos setores de varejo e serviços, mostra que as novas tecnologias de informação, a reconstituição das relações de trabalho e dos sistemas de produção em bases sociais, econômicas e geográficas distintas, não permitem mais o trabalho feito de forma tradicional, estruturado através do controle do saber e do fazer do indivíduo. Entretanto, percebe-se que a lógica do trabalho árduo tem se mantido, agora embalada por sofisticados e criativos discursos. O estudo etnográfico realizado nas empresas pesquisadas mostra as inúmeras estratégias que estão servindo para seduzir e conquistar esse ser humano, que necessita a cada dia de novas competências para liderar, além de estar aberto aos modismos e às mudanças do mercado considerados irreversíveis.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400466.pdf: 418643 bytes, checksum: 6a3f5c31f49dc0498a225a124504c6b1 (MD5) Previous issue date: 2008-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15071/400466.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMUDANÇA ORGANIZACIONALpor
dc.subjectETNOGRAFIApor
dc.subjectRECURSOS HUMANOS - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleMude ou desapareça : estudo etnográfico sobre empresas em transformaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400466.pdfTexto Completo408,83 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.