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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Renata Bidone de Azevedo e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766712E8por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:17Z-
dc.date.available2007-09-04-
dc.date.issued2007-01-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Renata Bidone de Azevedo e. Estratégias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma análise sob a perspectiva da complexidade. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4622-
dc.description.resumoImpactos das aceleradas mudanças nas tendências mundiais e locais acometem as organizações multinacionais e o mercado, desencadeando crescente complexidade nos relacionamentos, no crescimento e desenvolvimento em contextos que passam por período de consolidação da identidade de imagem. Esta realidade demanda novos padrões de comunicação e processos de treinamento com revisões periódicas e compartilhamento de valores. As organizações que pretendem qualificar o quadro funcional precisam investir em processos de qualificação que conduzam as formas flexíveis e construtivas de gerenciamento, para pertinência ao negócio, à qualidade na prestação de serviços e à obtenção resultados competitivos. O presente Estudo de Caso sobre estratégias comunicacionais que perpassam o Programa de Treinamento O Caminho de Bom a Melhor, na Organização X, teve como problema central: Quais as possíveis implicações das estratégias de comunicação adotadas no programa de treinamento O Caminho de Bom a Melhor, a partir de sua caracterização? Partindo-se da tese de que as estratégias de comunicação adotadas no material institucional do Programa de Treinamento da Organização X se caracterizam pela linearidade, trazendo implicações de natureza paradigmática e pedagógica e dos questionamentos formulados, a pesquisa teve como objetivos gerais: elaborar subsídios para a construção de pontos de referência que auxiliem, a Organização X e suas congêneres, a identificar possíveis fragilidades/possibilidades nas estratégias de comunicação adotadas, permitindo, se necessário, o redirecionamento (melhoria) em futuros Programas de Treinamento; e auxiliar agentes de mudança a refletirem e exercerem autocrítica sobre as estratégias de comunicação adotadas. A construção do referencial teórico foi ao longo da trajetória de análise da realidade, a medida que se configurava os descritores das categorias cultura, treinamento, identidade, imagem, comunicação, estratégias comunicacionais e orientação paradigmática. Como estratégia metodológica adotou-se o Estudo de Caso (Yin, 2001), tendo-se como referência o método dialógico, que tem como eixos os princípios: os princípios de recursividade organizacional e o hologrâmico; os princípios do circuito retroativo e o do circuito recursivo; os princípios de autonomia/dependência, dialógico e de reintrodução do conhecimento em todo o conhecimento (MORIN, 2004). Os dados foram coletados através da análise de conteúdo do material instrucional utilizado no treinamento e do Projeto Visão e Valores (PAGÉS, BONETTI E GAULEJAC, 1993). Da análise da realidade, tomou-se evidente que é preciso abandonar concepções simplificadoras de comunicação, implementado políticas de realinhamento inventivas, ciente do potencial determinista dos componentes culturais e das concepções humanas. As estratégias comunicacionais adotadas se caracterizam por uma abordagem de construção do conhecimento no módulo gestor e de linearidade nos módulos direcionados à linha operacional, se analisados isoladamente. Entretanto, no conjunto, percebe-se a possibilidade de uma abordagem não necessariamente linear em razão dos gestores terem sido treinados numa abordagem que não atende a esta característica. Ressalta-se, ainda a necessidade de ruptura com paradigmas que valorizam somente a estabilidade e o equilíbrio o que demanda repensar relações de trabalho e cultura vigente, com a consciência de que a integração interna e externa depende e se operacionaliza também pela informação no processo de comunicação, pois programas de treinamento de recursos humanos precisam sair de abordagens meramente informacionais e incluir estratégias comunicacionais que auxiliem no desenvolvimento organizacional.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393793.pdf: 1246959 bytes, checksum: 131abf02a8cb53b6c8d05215983f76cd (MD5) Previous issue date: 2007-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14985/393793.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIAL NA EMPRESApor
dc.subjectTREINAMENTO PROFISSIONALpor
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleEstratégias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma análise sob a perspectiva da complexidadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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