Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/461
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de materialização do projeto ético-político do serviço social no trabalho do assistente social
Autor: Silva, Solange dos Santos 
Primeiro orientador: Kern, Francisco Arseli
Resumo: O estudo realizado através do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social Mestrado da PUCRS resulta a pesquisa que tem o objetivo analisar como os Assistentes Sociais materializam o Projeto Ético-Político do Serviço Social no trabalho realizado no âmbito das políticas públicas, com vistas a contribuir com subsídios para as discussões deste Projeto. Constitui-se de uma pesquisa de natureza qualitativa sob o referencial dialético crítico e ostenta os estudos da construção do Projeto profissional do Serviço Social na sociedade brasileira, com ênfase para a consolidação do Projeto ético-político na década de noventa. O processo investigativo foi realizado no período de 2008 e 2009 e contou com a participação de profissionais Assistentes Sociais que se encontram em pleno exercício do trabalho nas Instituições da esfera pública estatal - Prefeituras Municipais da Região Fronteira Noroeste do Rio grande do Sul. Os principais resultados elucidam que os profissionais Assistentes Sociais encontram-se na condição de trabalhadores assalariados, atuando predominantemente, na política pública de Assistência Social. A realização do trabalho ocorre sob condições e relações tensas e contraditórias entre projetos de interesses distintos, que coexistem nestes espaços sócio-ocupacionais. A materialização do Projeto ético-político, ocorre na dialética em que se processa a dimensão ético-política da profissão, na conjugação cognoscitiva e prática do profissional, que prescinde da dimensão teórico-metodológica e conhecimentos técnico-operativos para o exercício do trabalho.
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS
ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
TRABALHO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SILVA, Solange dos Santos. O processo de materialização do projeto ético-político do serviço social no trabalho do assistente social. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/461
Data de defesa: 5-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423304.pdfTexto Completo801,08 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.